Linaldo Guedes
Augusto dos Anjos é dono de uma das maiores fortunas críticas da literatura brasileira. O poeta paraibano, nascido em Sapé, abril de 1884, sempre foi tema de vários livros, obras nas mais diversas artes e eventos. Como acontece nesta sexta-feira (8), na Academia Paraibana de Letras, com o tema: “Augusto dos Anjos: contemporaneidade e universalidade”, dentro da programação do III Seminário de Estudos Literários.
A programação começa às 8h30, com abertura feita por Damião Ramos Cavalcanti, presidente da Academia Paraibana de Letras. Em seguida, haverá mesa redonda com Sérgio de Castro Pinto (“Augusto e Eu), Carlos Aranha (“O Eu no Nós”), Neide Medeiro Santos (“O campo e a cidade na poesia de Augusto dos Anjos”), Flávio Tavares (“A iconografia poético-simbólica na pintura”), Rafael Loche Barbosa (“Augusto dos Anjos e Leopoldina: diálogos”).
Às 14 horas, haverá a conferência “Corpos de Luz & Êxtase na Poesia de Augusto dos Anjos”, com a professora do Rio Grande do Norte, Sandra Fernandes Erickson. Em seguida, uma mesa redonda com Expedito Ferraz Junior, Mercedes Cavalcanti, Chico Viana, Astênio Fernandes, Amanda Almeida. Eles falarão sobre temas como aspectos do Barroco na poesia de Augusto dos Anjos, morte e renascimento.
A partir das 17h30 haverá uma programação cultural, com José Aderaldo Elias e alunos do Grupo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fenelon Câmara, com poemas de Augusto dos Anjos. Em seguida, o lançamento do livro “Signo e Imagem em Castro Pinto”, de João Batista de Brito. Haverá, ainda, lançamentos e vendas de livros e revistas sobre Augusto dos Anjos e outros autores, de professores e intelectuais que abordem Literatura, Linguística, Educação, Cultura e Artes.
Conforme a organização, o evento tem como público-alvo professores e pesquisadores de literatura, língua e linguística, acadêmicos membros da Academia de Letras e Artes, membros de outras academias da Paraíba e de outros Estados, membros do Instituto Histórico-Geográfico Paraibano, alunos de Graduação e Pós-Graduação em Literatura, Línguas e Linguística; professores do Ensino Fundamental e Médio; público em geral, interessado em Literatura.
A Academia Paraibana de Letras vem realizando, anualmente, desde 2016, os Seminários de Estudos Literários – SEL, nos quais são estudadas e discutidas a vida e a obra de autores paraibanos da maior relevância na Literatura Nacional. O I SEL foi dedicado a José Lins do Rego, o II SEL fez uma homenagem a José Américo de Almeida e o III SEL destacará o poeta paraibano Augusto dos Anjos.
Os seminários são compostos de Conferências e Mesas-Redondas, além do lançamento de Livros e Revistas e de uma Programação Cultural. O III Seminário de Estudos Literários: “Augusto dos Anjos: Contemporaneidade e Universalismo” tem os seguintes objetivos: organizar uma programação que privilegie a discussão de temas relacionados à vida e obra de Augusto dos Anjos e sua importância no universo literário brasileiro; propiciar aos estudiosos da vida e obra de Augusto dos Anjos, a oportunidade de divulgarem e discutirem seus estudos e pesquisas.
Na comissão organizadora, estão nomes como Damião Ramos Cavalcanti, Maria do Socorro Silva de Aragão, Hildeberto Barbosa Filho e Tânia Maria da Silva.