Notícias

Ex-governador Milton Cabral analisa geoeconomia da PB em livro

publicado: 02/12/2016 00h05, última modificação: 02/12/2016 11h54
Foto.jpg

Milton Bezerra Cabral é natural de Umbuzeiro e governou a Paraíba de 1986 a 1987 - Foto: Evandro Pereira

tags: milton cabral , livro , geoeconomia , paraíba , desenvolvimento


Guilherme Cabral

O lançamento do livro intitulado Geoeconomia da Paraíba - Condicionamentos para o desenvolvimento sustentável, do ex-governador do Estado, Milton Bezerra Cabral, será realizado hoje, a partir das 17h, no Museu de Arte Popular da Paraíba - mais conhecido como Museu dos Três Pandeiros -, localizado em Campina Grande. Amanhã, a obra - editada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por iniciativa do reitor da instituição, Rangel Júnior, e que contém nove capítulos, divididos em 524 páginas, preço de R$ 25 e impressa em A União Editora - será lançada às 10h, na Livraria do Luiz, em João Pessoa. Em ambas as ocasiões, Marisa Cabral, a sobrinha do autor - que tem 94 anos de idade e mora no Rio de Janeiro - é quem o representará. 

“É um diagnóstico, realizado da forma mais ampla possível, da situação atual da Paraíba. Há quadros, dados, tabelas e levantamentos estatísticos, que são o forte do livro. É um trabalho mais de consulta do que de leitura, ideal para pesquisadores, docentes, jornalistas e estudantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, ressaltou para o jornal A União o historiador e professor José Octávio de Arruda Mello, um dos colaboradores - escreveu as 25 páginas que integram o Epílogo - na articulação da obra -, com os economistas Geraldo Medeiros Júnior, que assina a Apresentação, e Paulo Francisco Monteiro Galvão Júnior, responsável pelo Prefácio.

O ensaio é dividido em nove capítulos, que são os seguintes: “O Estado da Paraíba”; “Condições para o Desenvolvimento”; “Poder Público Estadual”; “Economia para o Desenvolvimento”; “Serviços”; “Turismo”; “Cultura”; “Pleno Desenvolvimento” e “Novas Esperanças”. Em trecho da “Introdução”, o autor, Milton Cabral - que, a propósito, governou a Paraíba no período de 15 de junho de 1986 a 15 de março de 1987 - deixa claro sua intenção com a obra: “Provocar o debate sobre formas de equacionar e, definitivamente, resolver os crônicos problemas que afetam e impedem que a Paraíba alcance o ambicionado estágio do pleno desenvolvimento”.

No Prefácio, o economista Paulo Francisco Monteiro Galvão Júnior também faz o seguinte destaque: “Com este livro, Milton Bezerra Cabral tenta proporcionar aos estudantes e aos professores, como também aos gestores públicos e privados, uma quantidade de dados, informações e sugestões que estimulem novas ideias, planos e projetos, que possam efetivamente contribuir para um novo processo de desenvolvimento sustentável da Paraíba”.

“A importância desse ensaio é porque o seu autor procura discutir a problemática da Paraíba em todos os níveis: histórico, econômico, social, cultural e administrativo. A obra é muito didática. Na área cultural, por exemplo, elenca as principais instituições culturais da Paraíba, Município por Município; o que elas fazem; onde estão e seus respectivos acervos. O que ele procura é verificar como a Paraíba pode sair dessa situação de 3º para o 1º Mundo. Por isso, ele lembra a situação atual da Paraíba, principalmente da infraestrutura, em termos de água, solo, estradas e recursos naturais”, comentou José Octávio, acrescentando que o ex-governador Milton Cabral deverá, posteriormente, discorrer sobre o ensaio intitulado Geoeconomia da Paraíba - Condicionamentos para o desenvolvimento sustentável na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), localizada no Rio de Janeiro.

“Esse livro me tomou muito tempo. Foram três anos de pesquisas e aborda exclusivamente a economia do Estado, e nele comento os principais fatos e fatores da economia e do desenvolvimento, e concluo com comentários de ideias novas para acelerar o desenvolvimento do Estado”, disse Milton Cabral, durante visita que fez na Redação de A União, no último dia 13 de julho.

Sobre o autor

Paraibano, Milton Cabral nasceu na cidade de Umbuzeiro, em 1921, e dedicou mais de três décadas à atividade política. Além de ter governado a Paraíba, foi deputado federal por dois mandatos, mesmo período que cumpriu também como senador. Ele ainda exerceu o cargo de embaixador do Brasil na Romênia durante dois anos e, de 1967 a 1969, com o fechamento do Congresso Nacional pelo então presidente da República, general Artur da Costa e Silva, representou - baseado em Beirute, capital do Líbano - o Instituto Brasileiro do Café (IBC) junto a 22 países do Oriente Médio, da África setentrional e da Europa.