A Fundação Casa de José Américo (FCJA), através do seu portal e por intermédio da Biblioteca Durmerval Trigueiro Mendes, lançou a expografia Centenário Encantado — O Voo Magnífico do Pavão Misterioso, em homenagem aos 100 anos do folheto de cordel mais famoso do Brasil, produzido pelo paraibano José Camelo de Melo Rezende (1885-1964).
Glosa narrativa do imaginário nordestino, O Romance do Pavão Misterioso é considerado um dos maiores clássicos da literatura de cordel, exemplo de continuidade e de expansão de um trabalho de criação literária que teve Silvino Pirauá de Lima, Leandro Gomes de Barros e Francisco das Chagas Batista como pioneiros. Ao longo dos anos, foi editado inúmeras vezes e inspirou manifestações artísticas diversas.
Centenário Encantado — O Voo Magnífico do Pavão Misterioso conta com uma série de informações e curiosidades sobre o folheto, a partir de vídeos (reportagens, curtas-metragens e até animações musicais), capas de edições da obra, biografia do escritor e poeta José Camelo de Melo Rezende, além de antologias, catálogos, livros, discos e materiais audiovisuais baseados no popular cordel.
Um exemplo são os selos ilustrados pelo artista pernambucano Jô Oliveira na seção Filateria. Em Ritmos entre versos e imagens, um apanhado da sonografia de O Romance do Pavão Misterioso nas vozes de intérpretes consagrados da MPB.
Para acessar gratuitamente todo o material da expografia, basta acessar o portal da Fundação (fcja.pb.gov.br).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 03 de janeiro de 2024.