Exposição ‘Ausências’ é aberta na Usina Cultural Energisa

publicado: 24/03/2022 08h47, última modificação: 24/03/2022 08h48
cianotipia 2 li vasc.jpg

Foto: Divulgação

Será aberto hoje a exposição Ausências, individual em conjunto das artistas Li Vasc e Natália Araújo (Coletivo de Mulheres Entremeios). O vernissage acontece às 16h, na Usina Cultural Energisa (localizada na Rua João Bernardo de Albuquerque, 243, Tambiá), em João Pessoa. A mostra ficará aberta gratuitamente ao público até o dia 23 de abril. A visita pode ser realizada de terça-feira a sábado, das 13h às 18h.

Com curadoria do crítico de arte Dyógenes Chaves, serão expostas 25 obras, entre objetos, vídeos, gravuras-objeto e cianotipias, produzidas entre 2020 e este ano.

Natália Araújo é natural de Garanhuns (PE), atualmente reside em João Pessoa. Graduada em História pela UPE e mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (UFPB/UFPE).

Ela participou de exposições coletivas e individuais, no nordeste e sudeste do país, destacando-se a primeira exposição individual Árvore Genealógica, realizada no Casarão 34, na capital paraibana, no ano passado.

A investigação poética de Natália Araújo tem como mote a memória e seus desdobramentos, especialmente em relação a ancestralidade e representatividade negra, experimentando diversos suportes artísticos como: performance, pintura, escrita, escultura e fotografia expandida.

Já a artista Li Vasc é mestre em literatura e interculturalidade (UEPB, 2019). Atua também como professora em cursos on-line na área da fotografia experimental, além de ministrar aulas sobre a relação entre fotografia e literatura.

Vasc participou de exposições em diferentes estados brasileiros, bem como na Colômbia e em Portugal.

Ela desenvolve trabalhos com instalações, serigrafias, performances e desenho expandido em cianotipias e antotipias. Considera que toda palavra é imagem. Passou a captá-las das ruas, criando uma espécie de letreiro/poema.

Para a artista visual, toda obra inicia na palavra, nos rascunhos e nos gestos, constituindo a fotografia como um espaço artesanal de criação e experimentação.

A realização de Ausências é da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo (Lei Rouanet), com patrocínio da Energisa Paraíba.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 24 de março de 2022