Notícias

Exposição com obras de Mirabeau Menezes em cartaz na capital

publicado: 12/03/2018 19h05, última modificação: 12/03/2018 19h37
1.jpg

Artista visual paraibano Mirabeau Menezes iniciou carreira na cidade de São Paulo, para onde pretende levar a sua mostra ainda este ano - Foto: Divulgação

tags: mirabeu menezes , exposição , artes , mostra


Guilherme Cabral

Vinte obras inéditas - pinturas e objetos produzidos a partir de 2016 até o corrente ano - integram a primeira exposição que o artista visual paraibano Mirabeau Menezes está realizando em 2018 e que se encontra instalada na Usina Cultural Energisa, na cidade de João Pessoa. Aberta na última quinta-feira (8), a individual tem o título de 'Em órbita' e permanecerá à visitação gratuita do público até 31 de março, sempre de terça a domingo, no período das 14h às 20h. Sob a curadoria do também artista visual Dyógenes Chaves, a mostra faz parte do Edital de Ocupação da Galeria de Arte da Usina, patrocinado pela Energisa Paraíba, por meio da Lei Rouanet (Ministério da Cultura). Na ocasião, ele também lançou um catálogo contendo as imagens dos trabalhos que estão expostos, o qual ainda pode ser adquirido no local ao preço de R$ 25,00.

“'Em órbita' é um giro que dou na minha carreira, partindo da minha fase atual, com arte conceitual, até chegar a outras pelas quais já passei”, disse para o jornal A União Mirabeau Menezes, ao justificar a escolha do título da individual. Essa nova exposição reúne pinturas - todas na técnica em óleo sobre tela - e objetos de cunho abstrato e figurativo. Quanto ao catálogo, ele informou ser o terceiro que lança em sua carreira de quase quaro décadas.

Mirabeau antecipou que um dos seus projetos para este ano é, também, realizar o lançamento da exposição 'Em órbita' em São Paulo, no Rio de Janeiro e, inclusive, na Europa, onde, ao longo da carreira, já expôs em alguns países, a exemplo da Inglaterra e Portugal. A arte desse paraibano, que reside na cidade de João Pessoa, leva quem a observa a criar, de uma forma singela e criativa, um imaginário de deuses egípcios com vestuários por ele mesmo confeccionados. Ele ainda confessou para A União que as quase quatro décadas de carreira lhe deram “maturidade”, pois, ao longo dessa sua trajetória, pode experimentar várias técnicas, o que o capacita a produzir trabalhos figurativos, abstratos e painéis cerâmicos tridimensionais.

Além de Mirabeau Menezes, o Edital de Ocupação da Galeria de Arte da Usina 2017-2018, cuja programação objetiva incentivar e expandir a cultura e a arte local no âmbito do próprio estado, selecionou mais 18 artistas, todos paraibanos. São os seguintes: Everton David, Flauberto, Leandro Pereira da Costa, Addisseny, Alessandra Soares, Antônio Filho, Ariel Coletivo Literário, Erik Kleiver, Artur Maia, Geóstenys Melo, João Vianey, Karla Noronha, Luciana Urtiga, Meiacor (Américo Gomes de Almeida Filho), Paulo Rossi, Ton Limongi, Versales (Luiz Ricardo Sales) e Vinagre. E, também, como convidados, Flávio Tavares e Roberto Coura, como uma forma de reconhecimento à obra de ambos.

Sobre o artista

Mirabeau de Menezes Pontes, que é o nome de batismo do artista visual, nasceu em 1964, na cidade de João Pessoa, onde vive e trabalha. Autodidata, ele iniciou a carreira nos anos 1980, em São Paulo, época em que participou de várias exposições e salões de arte, eventos culturais e artísticos no ABC paulista e na própria capital do estado, São Paulo, o que lhe rendeu diversos prêmios. Tudo aquilo que ele produziu em São Paulo contribuiu para marcar seu próprio estilo, numa harmonia de cores e formas com uma composição em transparências de cores entre luz e sombra. Naquela ocasião, por causa da distância de sua terra natal, se utilizava das obras que criava para expressar as saudades da sua terra, seja por meio da aquarela, bico de pena ou óleo sobre tela, além de esculturas e pintura (acrílica sobre tela), entre outras técnicas.