Notícias

Exposição de Rayssa Medeiros em cartaz até março na capital

publicado: 27/02/2018 18h05, última modificação: 27/02/2018 18h58
1.jpg

As cores vibrantes e a expressividade das obras chamam a atenção do público na mostra individual que reúne 12 pinturas em aquarela - Foto: Divulgação

tags: rayssa medeiros , energisa , exposição , em cartaz


Guilherme Cabral

A artista visual paraibana Rayssa Medeiros está com 12 obras - todas pinturas em aquarela - no Hall de Exposições da Energisa, localizada na cidade de João Pessoa. A individual, cujo título é 'Curvas – Rabiscos de Amador', integra a programação do Projeto Arte na Empresa e vai permanecer aberta ao público até o próximo dia 9 de março. A visita é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, no período das 7h30 às 17h30, na sede da empresa, situada no Bairro do Cristo Redentor.

“O título da exposição tem duplo sentido. A palavra amador pode significar alguém que ainda não se considera uma pessoa profissional, mas também pode significar alguém que ama o que faz. Eu me enquadro nessas duas situações, pois acredito que ainda tenho muito a percorrer para me considerar uma verdadeira profissional”, confessou para o jornal A União Rayssa Medeiros, que nasceu na cidade de Patos, município localizado na Região do Sertão do estado, mas viveu parte de sua infância na capital do Rio Grande do Norte, Natal, precisamente na Praia da Rendinha, onde seus pais tinham um pequeno estabelecimento comercial. “Mar e terra sempre foram presentes na minha vida”, contou ela, que está realizando, agora, dentro do Arte na Empresa - projeto que, a propósito, desde 2008 vem sendo espaço para mostrar os trabalhos de jovens artistas paraibanos e radicados no estado - sua segunda mostra na carreira.

Quem visitar a exposição de Rayssa Medeiros na sede da Energisa vai se deparar com uma espécie de autorretrato da artista visual. Explica-se: nesta individual, a jovem artista visual incluiu recortes da sua história, por meio de imagens que ilustram pessoas, lugares, situações e momentos que transformaram seu ser. “São curvas que direcionam a minha estrada. A forma em que concretizo os momentos que me transformaram no ser que sou hoje”, revelou ela, cujas pinturas em aquarela também são inspiradas no místico, na complexidade e no comportamento do ser humano, bem como na arte do circo, da dança, teatro e da música, por serem os elementos e cenários que mais a seduzem e ganham vida por meio da sua arte, a qual oferece a quem a observa um mar de cores e efeitos, o que contribui para atrair a atenção dos visitantes, convidando-os a refletir e a mergulhar na mensagem visual de cada tela.

Embora admita ainda estar maturando a ideia, Rayssa Medeiros antecipou que, ao longo deste ano de 2018, seu projeto é criar telas utilizando material reciclável, de sucata, principalmente objetos de madeira, a exemplo de portas e janelas. O que a move nesse sentido não é apenas a consciência ecológica. Há, também, uma outra razão. “Quero dar uma outra destinação boa para um material que alguém desprezou”, disse a artista, que realizou sua primeira exposição com pinturas e desenhos em aquarela no mês de outubro de 2017, dentro de uma feira que aconteceu no Espaço Cultural José Lins do Rego, localizado na cidade de João Pessoa. Ela, que tem 19 anos de idade, também é estudante de Teatro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ainda atua como tatuadora.