Guilherme Cabral
A artista plástica potiguar - radicada na Paraíba desde 2012 - Natália Nome abre hoje, a partir das 20h, a exposição intitulada Intimidade Cotidiana no Centro Cultural Espaço Mundo, localizado no Centro Histórico de João Pessoa. A individual - que o público poderá visitar gratuitamente até o dia 1 de julho - é integrada por sete pinturas que retratam mulheres com inspiração em seus prazeres e indagações, tema que, a propósito, é o preferido da própria autora das obras.
“É a primeira vez que realizarei exposição no Centro Cultural Espaço Mundo. O que me motivou a isso foi o fato de achar o Espaço interessante e relevante para a cidade, que deve merecer mais a atenção. Fico feliz em poder expor nessa área e me admira o cuidado que os integrantes do Espaço Mundo têm com o local. Outra razão para ali expor é que, como também sou arquiteta, fica numa região onde tenho amigos de profissão, além do fato de que minha arte vai atingir um público diferenciado, por ser um espaço alternativo”, disse a artista Natália Nome para o jornal A União.
Pinturas figurativas, com influências no Fauvismo - corrente artística do início do século XX aliada à pintura, cujo uso das cores com intensidade era uma das principais características, aliada à simplificação das formas e a temática leve, sem intenção crítica, mas com o intuito de revelar apenas emoções e a alegria de viver - e realista, as obras foram produzidas entre os anos de 2013 e 2016. “As pinturas todas são de mulheres, que retrato em sua beleza mais natural e, na maioria das situações cotidianas, elas têm um frescor”, disse Natália Nome.
Os quadros pintados por Natália Nome e que compõem a exposição - que o público poderá visitar no período de segunda-feira a sexta, das 11h às 15h, e nos sábados, das 20h às 2h - retratam mulheres em diversas situações íntimas. Ela utiliza pinceladas espontâneas e coloridas, sendo que a paleta de cores é, sob a lente da artista, inspirada caso a caso nos prazeres e indagações femininas.
Além de artista plástica, Natália Nome é arquiteta formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2009 e mestre pelo Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco (2015). Ela iniciou suas atividades de pintura no Ateliê de Artes do antigo Centro Federal de Ensino Técnico do Rio Grande do Norte e, aos 14 anos de idade, participou de suas primeiras exposições. Radicada na Paraíba desde 2012, retomou o trabalho na área, já tendo participado de duas edições do Salão de Artes Visuais da Paraíba, ambos promovido pelo Serviço Social do Comércio Paraíba em 2013 e 2014, respectivamente.