história

FCJA: museu será reaberto hoje

publicado: 25/03/2024 09h13, última modificação: 25/03/2024 10h33
Evento terá exposições e lançamento de livro sobre a atuação de José Américo de Almeida como ministro

por Esmejoano Lincol*

O Museu da Fundação Casa de José Américo (FCJA), no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa, reabrirá as portas hoje (25), com eventos culturais a partir das 16h, e uma solenidade com a presença do governador João Azevêdo, marcada para as 18h.

Foram revitalizadas tanto a área interna quanto a área externa. Dentre as ações contempladas, estão: a reforma nos pisos e basculantes, a recuperação do madeiramento e das calhas, a repintura de paredes e revitalização do paisagismo, com instalação de nova iluminação e identificação das espécies que compõem o pomar de José Américo. Toda a obra contou com recursos próprios do Estado.

Zé Américo ministro

O evento se inicia com o lançamento de A Integração dos Brasis: José Américo de Almeida e o Ministério da Viação e Obras Públicas durante o Governo Provisório (1930-1934), livro do professor e pesquisador da FCJA Jivago Correia, que estará à venda custando R$ 75.

A obra é produto de anos de estudos, desenvolvidos pelo professor a partir de projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), quando era graduando do curso de História, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As pesquisas avançaram no mestrado, focando as políticas assistenciais do então governador.

No doutorado, o desenvolvimento de seu trabalho de conclusão se debruçou na análise de dois relatórios que davam conta de sua atuação como ministro da Viação e Obras Públicas, durante o governo de Getúlio Vargas. O livro a ser lançado nesta segunda reúne os resultados obtidos na tese.

A pesquisa não se deteve ao material disponível na Fundação. “Eu visitei várias vezes o arquivo público da Fundação Espaço Cultural, a biblioteca do médico Maurílio de Almeida, o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP). Encontrei um dos relatórios com meu tio, que foi subsecretário de Educação na Paraíba. O segundo foi localizado por mim em um sebo da cidade de São João Del Rei, em Minas Gerais”, relata Jivago.

Exposições

Serão inauguradas também duas exposições, com charges, caricaturas e fotografias do paraibano, reunidas pela equipe de pesquisadores da FCJA. O professor e artista plástico Chico Pereira foi o curador do segmento sobre os desenhos, intitulado José Américo de Almeida – As Múltiplas Faces do Humor. Como fonte de pesquisa para a mostra estava o próprio acervo da Fundação.

O escritor conta que recebeu com entusiasmo a missão, sendo ele mesmo pesquisador, desenhista e um leitor voraz de charges e tirinhas. “Nosso objetivo é mostrar a visão gráfica desses artistas, mas queríamos que a exposição representasse a linha do tempo na mídia impressa brasileira e local, influenciando os leitores enxergar a personalidade desse paraibano através de uma personagem inventada, sempre caracterizada pela sua pequena estatura e os óculos de lentes muito grossas”, explica Pereira.

Fernando Moura, presidente da FCJA, esteve na curadoria da exposição do outro segmento, com fotos, intitulado Eu, Eles e Elas – Fragmentos de um Notável Anfitrião, que parafraseia um livro de Zé Américo. A reabertura do museu, de acordo com Fernando, é cercada de bastante alegria. “Cada museu que se abre é uma porta que se ‘escancara’ para o futuro. Você chama a atenção de um público que tem necessidade de frequentar os museus – o público infantojuvenil” aponta Moura.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de março 2024.