Atingindo a “maior idade” neste ano, a 18ª edição do Fest Aruanda, evento audiovisual agendado para o período de 30 de novembro a 6 de dezembro, abre as suas inscrições para a mostra competitiva de curtas e longas-metragens. Os realizadores podem se inscrever nas categorias: Longas-Metragens Nacionais; Curtas-Metragens Nacionais; e Sob o Céu Nordestino (Curtas Paraibanos e Longas-metragens da região).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página oficial do festival (www.festaruanda.com.br/inscricao) até as 23h59 do dia 20 de julho. O regulamento ainda contempla mais duas opções de inscrição: TV Universitária (nacional), nas categorias: Documentário, Programa de TV, Interprograma e Reportagem. Já inscrições para Videoclipe e TCC (em formato audiovisual) contemplam exclusivamente as produções paraibanas.
O Comitê de Seleção de curtas-metragens é formado pelos jornalistas e críticos de cinema, Amilton Pinheiro (SP) e Rodrigo Fonseca (RJ), mais a diretora e curadora Camila de Moraes (BA). Para Amilton Pinheiro que preside o Comitê, será deflagrado novamente um trabalho que muito “almeja” todos os anos. “É a oportunidade de fazer parte da seleção dos curtas da mostra competitiva nacional, ao lado da parceira, diretora e produtora Camila de Moraes, que já está conosco desde 2021, e agora, com a chegada do crítico e escritor Rodrigo Fonseca que contribuirá ainda mais com a curadoria, com sua experiência de crítico de festivais no Brasil e no exterior”, pontuou.
“Já estamos trabalhando para montar um cardápio audiovisual que faça jus aos 18 anos de história do evento sob o signo do filme que lhe nomeia”, prometeu o diretor executivo do Festival, Lúcio Vilar. O Festival será 100% presencial, mas com o auxílio da plataforma de streaming Aruandaplay, a primeiro da Paraíba no gênero.
O evento será realizado mais uma vez na Rede Cinépolis (Manaíra Shopping), em João Pessoa, com patrocínio do Grupo Energisa, copatrocínio da Cagepa, PBGás e do Armazém Paraíba, via Lei de Incentivo Fiscal do Governo Federal (Ministério da Cultura/SAV). A chancela é da Reitoria e do CCHLA-UFPB, através da Bolandeira Arte e Films, produtora do evento.
*Matéria publicada na edição impressa de 3 de maio de 2023.