Guilherme Cabral
Dezessete filmes, dos quais 15 são curtas e dois longas-metragens, integram a programação do 1º Festival Aruandinha - Cinema & Literatura Infantojuvenil -, um novo evento que vai se realizar na cidade de João Pessoa, dentro da semana em que se comemora o Dia das Crianças (12 de outubro) e resulta de um desdobramento do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que ocorre em dezembro. A abertura acontece hoje, a partir das 18h, na Sala Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa, com exibição - em sessão especial - da animação intitulada As Aventuras do Avião Vermelho (1h30min, 2014, RS), que será apresentado pelo próprio diretor, Frederico Pinto. A programação - que, além de cinema, inclui workshops e contação de histórias - se estenderá até a próxima sexta, dia 14, em três locais diferentes.
“É um evento sem precedentes, com uma programação cultural especialmente voltada para o público infantojuvenil que vai ocorrer no Cinépolis Manaíra Shopping, Cine Bangüê do Espaço Cultural e Usina Cultural Energisa. A ideia já foi praticada algumas vezes, com sessões especiais do Fest-Aruandinha, dentro do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, mas sempre tínhamos o desejo de realizar o evento separado. É um projeto experimental, piloto, que está nascendo com a parceria do Cinépolis, mais uma vez, da Fundação Espaço Cultural, Livraria Leitura e da Energisa, e que vai ganhar musculatura. O projeto está nascendo para preencher uma lacuna, pois percebemos a resposta muito boa do público e das instituições, além da existência de uma demanda represada, pela carência que há, em João Pessoa, de um evento voltado ao público infantojuvenil. A ideia é simpática e boa e alia duas linguagens, a do cinema e a da literatura, com a proposta de, através dos filmes, estimular a leitura. Um exemplo é que o longa As Aventuras do Avião Vermelho é baseado em livro homônimo do escritor gaúcho Érico Veríssimo”, disse para o jornal A União, Lúcio Vilar, coordenador e produtor executivo do Fest-Aruanda do Audiovisual Brasileiro e, agora, também do Fest-Aruandinha.
O novo festival apresentará um recorte do que há de mais significativo em termos de animação de longa e curta-metragem no Brasil, hoje. Um exemplo é o diretor Frederico Pinto, de Porto Alegre, que vem ao Fest-Aruandinha para ministrar, na próxima terça, às 19h, na Sala Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa, o workshop intitulado “Animação no Brasil hoje: tendências e desafios”, destinado a realizadores locais que fazem, ou pretendem produzir, animações, digitais ou não. Outro caso é o do cineasta paulista Alê Abreu, cujo filme O Menino e o Mundo - indicado ao Oscar 2016 - será exibido no dia 11, às 10h30, na Sala Cinépolis. E, em seguida, às 12h, no mesmo local, haverá o momento literário, com o livro Luiz Gonzaga em Quadrinhos, roteirizado pelo jornalista e crítico de música, Sílvio Osias, e ilustrado por Megaron Xavier.
“O Fest-Aruandinha já nasce diferenciado ao fazer esse link entre cinema e literatura infantojuvenil, inserindo as possíveis interlocuções entre os campos e linguagens, num estímulo simultâneo ao cinema, enquanto conteúdo audiovisual de qualidade, e a leitura. Nascida como um desdobramento do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, a ideia já foi praticada algumas vezes, dentro desse evento e com exibições em escolas públicas, mas é a primeira vez, no entanto, que o Aruandinha toma corpo de um festival completo”, ressaltou ainda Lúcio Vilar.
Confira abaixo a programação do festival:
Sessão Especial:
Hoje
Sala Vladimir Carvalho (Usina Cultural)
18h – Exibição do longa-metragem: As Aventuras do Avião Vermelho (Animação, 1h30min, 2014, RS) com apresentação do filme pelo diretor Frederico Pinto.
Segunda (10)
Sala Cinépolis
10h30 – Abertura Oficial/Momento Literário:
Palestra sobre o clássico O Pequeno Príncipe, com lançamento da adaptação: Pequeno Príncipe no Planeta Terra, de Carlos Gomes.
11h – Exibição do longa-metragem: As Aventuras do Avião Vermelho (Animação, 1h30min, 2014, RS), com apresentação do filme pelo diretor Frederico Pinto.
Terça (11)
Sala Cinépolis
10h30 – Exibição do longa-metragem O Menino e o Mundo (Animação, 1h19min, 2014, SP) de Alê Abreu (indicado ao Oscar 2016).
12h – Momento Literário: Livro: Luiz Gonzaga em Quadrinhos, de Sílvio Osias (Roteiro) e ilustrações de Megaron Xavier.
Cine Bangüê/Funesc
15h - Exibição do longa-metragem As Aventuras do Avião Vermelho, com a presença do diretor Frederico Pinto.
Sala Vladimir Carvalho (Usina Cultural/Energisa)
19h – Workshop com o diretor Frederico Pinto.
Tema: Animação no Brasil: tendências e desafios.
Quarta (12)
Sala Cinépolis
14h - Momento Literário: Livro: Fidel Castro em Quadrinhos, de Walter Galvão (Roteiro) com Ilustrações de Lelo Alves.
14h30 - Sessão Curta Aruandinha
15h30 – Sessão Contação de História
16h30 - Sessão Curta Aruandinha
Cine Bangüê/Funesc
15h - Sessão Curta Aruandinha
16h - Sessão
Quinta (13)
Sala Cinépolis
10h30 - Momento Literário: Livro: João Pessoa em Quadrinhos, de Jairo Cézar (roteiro), com ilustrações de Américo Filho.
11h - Exibição do longa-metragem As Aventuras do Avião Vermelho.
Cine Bangüê/Funesc
15h - Exibição do longa-metragem O Menino e o Mundo, de Alê Abreu.
Sexta (14)
Sala Cinépolis
10h30 – Momento Literário: Livros: Celso Furtado e Epitácio Pessoa em Quadrinhos, de João Matias (roteiro), com ilustrações de Izaac Brito.
11h – Sessão Curta Aruandinha