Notícias

Show do Padre Fábio de Melo abre a programação, que terá Juliette encerrando os festejos no dia 5 de agosto

Festa das Neves começa, nesta quarta (27), na Lagoa

publicado: 27/07/2022 00h00, última modificação: 27/07/2022 10h28
IMGL3121.jpg

tags: festa das neves , programação , 5 de agosto

por Beatriz de Alcântara*

A tradicional Festa das Neves começa hoje, na capital paraibana, e se estende até o dia 5 de agosto, conhecido como o Dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira de João Pessoa que está completando 437 anos, e também o dia em que o Estado da Paraíba foi fundado. A programação de hoje terá a missa de abertura, show do Padre Fábio de Melo e, a partir de amanhã, terão início as apresentações do espetáculo “O Milagre das Neves” – que é uma das novidades deste ano.

Além da encenação da peça chamada “O Milagre das Neves”, que acontecerá no palco instalado no pátio da Basílica de Nossa Sra das Neves, nas imediações da Praça Dom Ulrico, as comemorações deste ano acontecem de forma separada entre o Sagrado e o profano. Para dividir, os parques e barraquinhas de comidas e brinquedos retornam ao Parque da Lagoa depois de um período acontecendo no pátio da Catedral de Nossa Sra das Neves e na extensão da Avenida General Osório.

Este ano também marca o retorno das festividades após o período crítico de pandemia da Covid-19, que deixou o evento presencial suspenso por dois anos. Apesar de não haver registros de quando aconteceu a primeira Festa das Neves, sabe-se que a celebração se confunde com a história da capital, pois a igreja foi construída no ano de 1586, um ano depois da chegada dos portugueses à cidade.

festa_das_neves-lagoa -f-mrusso (6).JPG
Parques de diversão e barracas estão armados na Lagoa para as comemorações de aniversário de João Pessoa.
O evento é um dos principais dentro do calendário cultural de João Pessoa, que está em atividade e planejamento desde o mês de março, de acordo com o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves. A programação no Parque Sólon de Lucena terá apresentações culturais, brinquedos, comidas e shows, incluindo nomes como Padre Fábio de Melo e a cantora campinense Juliette, vencedora do BBB 22, que se apresenta no encerramento da festa. A expectativa é de que os shows mencionados reúnam cerca de 20 mil pessoas cada um, em seus respectivos dias.

Os comerciantes acreditam que a transferência para a Lagoa novamente foi positiva e a expectativa é de que facilite a mobilidade dos visitantes, bem como amplie as vendas. As barracas de comidas e brinquedos, além da estrutura do parque de diversão, já estavam instaladas na Lagoa desde o São João.

Para “Seu Deda”, dono de alguns brinquedos e uma barraca de lanches, a expectativa é muito boa para vendas e movimentação. “Foi um acerto essa mudança, é um ganho de espaço, de área de lazer. Está tudo muito organizado”, destacou.

Martelena Quirino comanda uma barraca de lanches que está na sua família há gerações. Ainda criança, ela lembra que ajudava o pai nas atividades e hoje, cerca de 30 anos depois, assume as vendas. Segundo ela, o período de pausa foi de grande dificuldade, mas “a gente voltar a trabalhar aqui é muito bom. É uma área mais espaçosa, não tem perigo com o trânsito e acredito que na festa teremos um movimento bom”, afirmou.

Horários de 15 linhas de ônibus serão estendidos

Com o início da edição 2022 da tradicional Festa das Neves, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), preparou um esquema de trânsito e transporte especial, com o objetivo de garantir a segurança viária, entre hoje até o dia 5 de agosto, no entorno do Parque Sólon de Lucena.

De acordo com o superintendente de mobilidade urbana de João Pessoa, Expedito Leite Filho, todas as noites, 20 agentes de mobilidade estarão escalados e trabalhando em pontos estratégicos. Além disso, 15 linhas de ônibus ofertarão mais viagens aos passageiros até 1h.

O único ponto de bloqueio que será montado, a partir das 18h, será entre o Parque Sólon de Lucena e a Avenida Getúlio Vargas (proximidades de Zeny), trecho utilizado tanto para circulação do transporte público quanto dos veículos particulares. Com isso, todos serão direcionados do Parque Solon de Lucena pela Avenida Pedro II (lateral do Mercado Central), depois acessarão à esquerda na Avenida Tabajaras e seguirão até a Avenida Getúlio Vargas (esquina do Lyceu), por onde os ônibus irão até as plataformas de embarque e desembarque da Lagoa.

festa_das_neves-lagoa -f-mrusso (1).JPG
,É uma área mais espaçosa, não tem perigo com o trânsito e acredito que na festa, teremos um movimento bom,, disse Martelena Quirino
Esquema de ônibus
As operações do transporte público noturno funcionam com 23 linhas de ônibus operando até as 23h, com saída do Terminal de Integração do Varadouro. Porém, excepcionalmente, nos dias da Festa das Neves, os veículos sairão das plataformas da Lagoa.

Além disso, 15 destas linhas estenderão o horário ofertando viagens até 1h, também saindo das plataformas da Lagoa. São elas: 104, 116, 120, 203, 204, 301, 302, 303, 401, 504, 510, 523,701, 1500 e 5100.

Posto médico ficará montado no evento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência regional João Pessoa (Samu-JP), vai prestar assistência em saúde durante os festejos profanos da Festa das Neves. Para isso, foi montado um plano operacional e as equipes do Samu estarão instaladas na Lagoa, local onde serão realizados os shows, a partir das 19h até o final do evento.

Para prestar a assistência a quem precisar durante os shows, estarão 13 profissionais entre médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, apoio logístico. Também estarão disponíveis sete veículos extras, sendo uma Unidade de Suporte Básico (USB) Extra, quatro motolâncias, que atuam em duplas, um veículo de logística e um veículo de apoio.

O posto médico do Samu estará instalado no Parque Solon de Lucena, próximo à base da Guarda Municipal. A ambulância Ranger do tipo USB ficará localizada na Rua Desembargador Souto Maior, por trás do INSS da Lagoa, ao lado do palco principal. Já as duplas de motolâncias estarão localizadas no anel interno da Lagoa, uma em cada lado do palco, a dupla Alfa ficará no lado esquerdo, sentido Cassino da Lagoa e, a dupla Bravo, estará no lado direito, por trás do INSS.

Limpeza urbana
Os agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vão executar os serviços de varrição e coleta de resíduos durante a realização dos shows da Festa das Neves. Também haverá equipes fazendo a zeladoria no entorno da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, cuja programação inicia amanhã.
O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, afirma que a preparação para os festejos começou na semana passada, com a realização dos serviços de capinação, roçagem e pintura de meio fio do centro.

Uma equipe estará diariamente no Parque Solon de Lucena, das 19h às 0h30, realizando as ações de varrição e coleta de resíduos. Hoje, haverá a Santa Missa de abertura da Festa das Neves, às 18h30 e show do Padre Fábio de Melo, às 20h30. Os mesmos serviços ocorrerão no entorno da Catedral, no horário das 17h até meia-noite. De 28 a 31 de julho, será exibido o espetáculo ‘O Milagre das Neves’, sempre a partir das 20h. Já no período de 1º a 5 de agosto, serão celebradas missas com início às 18h30.

A população pode solicitar a realização dos serviços de coleta e de zeladoria por meio dos telefones 0800 083 2425, 3214 7628, 3218 7644 e 3214 7660.

Programação religiosa terá peça teatral


O retorno para o Parque da Lagoa também é nostálgico para quem frequentava a festa há alguns anos, antes da mudança para o pátio da Basílica. “Eu lembro da antiga Lagoa e algumas coisas me marcaram muito, como a maçã do amor e a Monga. (...) Outra coisa muito marcante foi um copo que ganhei da minha tia, ela comprou dois iguais, um para mim e outro para o meu primo”, recordou Allan Cavalcante.

Em relação à programação religiosa, entre os dias 28 e 31 de julho acontecerão apresentações da peça “O Milagre das Neves”, dirigida por Tarcísio Pereira, com a participação de mais de 60 atores de companhias de teatro diversas. Além disso, também terão missas diariamente até o dia 5 de agosto, com a Santa Missa acontecendo às 18h30, na Catedral Nossa Senhora das Neves. A missa de encerramento será na sexta-feira, 5 de agosto, às 16h, presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, e seguida da procissão.

O Milagre das Neves - Ensaio - Foto Jaymeson Carneiro Funjope Divulgação 1.jpeg
Cenas dos ensaios da produção, que mistura história e religiosidade: apresentações acontecem de quinta a domingo, sempre às 20h

Peça conta história da padroeira

Inédita e gratuita, ‘O Milagre das Neves’ estreia amanhã no palco montado em frente da Catedral Metropolitana

por Joel Cavalcanti*

Entre missas, shows, parques de diversões e maçãs do amor, a Festa das Neves deste ano vai ter um espetáculo teatral inédito. O Milagre das Neves vai encenar os acontecimentos que levaram à fundação da cidade de João Pessoa e da biografia da padroeira celebrada na Paraíba. Misturando história e religiosidade, uma grande estrutura estará montada amanhã no palco em frente da Catedral Metropolitana, em João Pessoa. As apresentações gratuitas acontecem de quinta a domingo, sempre às 20h.

É um espetáculo grandioso também nos números: com mais de 80 pessoas em cena, esquema de iluminação e cenários que se aproveitam da fachada da igreja que teve sua primeira construção em 1586. O elenco é formado por 21 atores e atrizes de seis grupos de teatro de João Pessoa, que se somarão a 20 músicos da Orquestra Sinfônica Municipal sob regência do maestro Rogério Borges, além de 24 coralistas que foram preparados por Marcílio Onofre, e 16 bailarinos coordenados por Stella Paula. A música original é de Eli-Eri Moura, e foi criada especialmente para a peça da Festa das Neves.

O Milagre das Neves - Ensaio - Foto Jaymeson Carneiro Funjope Divulgação 2.jpeg
Com mais de 80 pessoas em cena, elenco principal tem 21 atores e atrizes de seis grupos de teatro de João Pessoa, que se somarão a 20 músicos da Orquestra Sinfônica Municipal e 16 bailarinos
O espetáculo conta a história da Padroeira Nossa Senhora das Neves, aproveitando também para narrar os acontecimentos que envolvem a conquista do território em disputa entre portugueses e indígenas potiguaras e tabajaras. A encenação vai retratar inclusive os momentos de guerra e alianças que determinaram as fronteiras de domínio português sobre a capitania da Paraíba, e que culminaram no acordo entre o índio Piragibe e o exército de Martim Leitão, em 1585. Apesar do tratado, a coroa portuguesa não abre mão de colocar o nome da terceira cidade brasileira em homenagem à santa católica celebrada no dia 5 de agosto.

“O cacique Braço de Peixe, como era conhecido o índio Piragibe, quer saber quem é a Nossa Senhora das Neves. É quando tem início a segunda parte do espetáculo, pulando 1700 anos no tempo para explicar como surgiu o milagre que aconteceu ao nevar em Roma, em pleno verão europeu. É uma coisa que se encadeia com a outra”, explica o autor e diretor-geral de O Milagre das Neves, Tarcísio Pereira.

O trabalho de Pereira começou solitário para o seu autor ainda em 2021, quando a pandemia não permitiu a realização do evento. Com a perspectiva mais positiva este ano, desde abril Tarcísio Pereira vem trabalhando no projeto. “Esse espetáculo está sendo um dos momentos mais bonitos na minha carreira como diretor. Eu estou utilizando elementos que sempre quis, como música ao vivo, orquestra, coro e bailarinos”, considera o profissional, que já teve experiências com a Paixão de Cristo na capital.

A expectativa de Tarcísio Pereira é de que O Milagre das Neves entre para o calendário de espetáculos da cidade, assim como ocorre com a encenação durante o período de páscoa. “Tomara que isso aconteça. Se isso for ano que vem ou se serei eu novamente não se sabe, mas só em ser um pioneiro nesse projeto é um grande orgulho”, garante ele.

*Matérias publicadas originalmente na edição impressa de 27 de julho de 2022.