Linaldo Guedes
Durante muito tempo, muitas mulheres acreditaram que precisavam ser rivais para poder conquistar espaços no campo afetivo, familiar e profissional. Todavia, enquanto isso acontece, ao invés de se fortalecerem, essas mesmas mulheres são enfraquecidas. O Brasil, ainda é um dos lugares em que mais se comete feminicídio e alimenta uma cultura que pratica muitos tipos de violência física e psicológica. É com esse espírito de cumplicidade entre as mulheres que será realizada hoje a Sororiparty, a festa da sororidade. O evento será realizado na Hera Bárbara, localizada na Praça Antenor Navarro, centro de João Pessoa, a partir das 22 horas. A pista será preenchida pelo set das Dj´s Misandrin Lynn, Bryza Thabata e Eunice Boreal, além de projeções de mulheres que fazem cinema, performance, videoart pelos quatro cantos da Terra e poesia com o zine “A Mulher Sabe de Si”, de Eunice Boreal.
A poeta e atriz Eunice Boreal explica que ao propor realizar um evento que valoriza a presença das mulheres, “estamos propondo que a sociedade reconheça as suas potências. Entretanto, quando esse evento é organizado por mulheres e também protagonizado por mulheres, estamos rompendo com as barreiras fictícias que foram alimentadas em diversos momentos da História”.
Segundo ela, ao ler sobre tudo isso, pode-se pensar “Mas em que uma festa pode contribuir para mudar essa realidade? ” Ela responde: “Em muitas coisas! Pois, para que a mudança seja efetiva, precisamos ultrapassar o discurso e vivenciá-la em todos os âmbitos da nossa vida. Por isso, quando realizamos os projetos Lendo Poesia, escolhemos fomentar a parceria entre mulheres”.
A organização Lendo Poesia surgiu a partir da prática da escrita e crítica de poesia dentro da internet. O primeiro projeto, que é a revista virtual, hoje conta com mais de 6 mil leitores nas redes sociais e já publicou trabalhos de poetas das variadas partes do mundo. Posteriormente, o projeto transbordou o virtual e abraçou a realidade através de eventos, como as exibições de filmes dentro da UFPB e o lançamento do livro da premiada poeta e escritora pernambucana radicada em São Paulo, Micheliny Verunschk.
Agora, através de uma parceria entre Eunice Boreal e Bryza Thabata, surgiu a Sororiparty, que hoje recebe o abraço da DJ Misandri Lynn e da Deb Ora, mulheres que estão à frente da casa de eventos Hera Bárbara há 4 meses. Nessa edição, a Sororiparty promoverá exibição de vídeos protagonizados por mulheres, discotecagem com as Dj´s Eunice Boreal, Bryza Thabata e Misandri Lynn e o lançamento do cine A Mulher Sabe de Si, que oferece ao público um pouco do contato com a poesia e o feminismo.
Misandri Lynn é reconhecida pela cena pop, já tocou em diversas festas, tais como a Froot, Coven e atualmente é residente da 8 pecados. Bryza Thabata agita as festas com o seu set alimentado por rap, trap, pop, os sucessos dos anos 90 e outras preciosidades. Eunice Boreal é poeta, atriz e solta o som das mulheres empoderadas do Funk, do samba e do pop.