Dois eventos vão acontecer no próximo mês, em Itabaiana e Juripiranga

Festivais homenagearão Vladimir Carvalho

publicado: 22/03/2022 09h05, última modificação: 22/03/2022 09h05
vladimir-carvalho.jpg

Foto: Acervo Pessoal

Dois festivais de cinema se fundem na ‘Semana do Audiovisual Vladimir Carvalho’ para homenagear, no próximo mês, o cineasta e documentarista paraibano. Nos dias 4, 5 e 6 será realizada a primeira edição do Cine das Almas, em Itabaiana, que vai exibir, em quatro mostras, 29 filmes selecionados. Em seguida, de 7 a 9, em Juripiranga, haverá a quinta edição do Cine Paraíso, com 23 produções em três mostras, localizadas na região do Vale do Paraíba.

“Estou muito feliz de receber essa homenagem, mas principalmente porque isso vem para estimular a atividade cultural no interior da Paraíba, onde ainda é muito carente. É uma atitude de muito carinho, por parte dos organizadores, e tudo o que acontece em prol da cultura e da educação resulta no estímulo à pessoa humana, num processo importante para estimular as novas gerações, no caso da área do audiovisual”, confessou o cineasta Vladimir Carvalho, que completou 87 anos de idade em janeiro passado. Ele agradeceu essa homenagem que lhe é prestada por sua cidade natal, Itabaiana, mas lembrou que, quando ainda menino, acompanhado por sua tia, passou por Juripiranga. “É uma iniciativa fantástica e fabulosa e me sinto participante desse processo cultural que ocorre na minha cidade", disse.

Organizador do Cine das Almas, o ator e produtor cultural Edglês Gonçalves informou que a fusão dos dois festivais ocorreu quando soube que o cineasta, produtor cultural e fotógrafo João Paulo Lima também tinha a mesma ideia de homenagear Vladimir Carvalho. “Pela primeira vez Vladimir vai ser homenageado por um festival na própria cidade onde nasceu. Uma curiosidade do festival em Itabaiana é que as sessões serão realizadas no local onde funcionava um motor a diesel que gerava luz para a cidade e que hoje é chamado de Taberna Cultural, no Centro”, explicou ele, acrescentando que ambos festivais têm patrocínio da Cagepa, através de edital lançado para apoio às Mostras e Festivais do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Cultura, com a utilização da Lei Rouanet, Lei nº 8.313/91, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, e também contam com o apoio das duas prefeituras.

“Entre os filmes de Vladimir Carvalho que serão exibidos nas escolas dos dois municípios, em sessões de manhã e à tarde, estão grandes clássicos de sua carreira de documentarista de curtas-metragens, como A Bolandeira, A Pedra da Riqueza, Pankaruru: de Brejo dos Padres, Quilombo e Romeiros da Guia. Para se prevenir contra a Covid-19 e por causa da idade, Vladimir vai participar de forma remota no último dia de cada festival, quando haverá a premiação dos vencedores com troféus”, informou Edglês Gonçalves. Além de presenciais, os festivais serão transmitidos por seus respectivos canais no YouTube.

Como uma “prévia” do festival, desde ontem está sendo realizada a oficina de formação em audiovisual ‘Documentando’, que o cineasta pernambucano Marlom Meirelles ministrará até a próxima sexta-feira (25) para estudantes da rede pública de ensino pertencentes as duas cidades, localizadas na região do Vale do Paraíba.

Edglês Gonçalves informou que as atividades ocorrem pela manhã, em Juripiranga, das 8h às 11h, e à tarde em Itabaiana, das 13h às 16h. “Cada oficina tem uma turma de 20 alunos e os participantes vão conhecer todo o processo de realização de um documentário e os elementos fundamentais para a construção de um roteiro, produção, captação e edição de um filme. Além de ampliar o repertório no campo do audiovisual e o acesso a conceitos e vanguardas da história do cinema, os estudantes são provocados a refletir sobre suas vivências e pensar narrativas que contemplem questões sociais, de gênero, raça, territorialidade, identidade, entre outras. O conteúdo das oficinas é o mesmo, mas o resultado é diferente. No último dia, cada turma vai gravar um filme e para isso escolherá qual o gênero, ou seja, se documentário, ficção, doc ficção ou animação, que serão exibidos nos respectivos festivais”, comentou o organizador do Cine das Almas.

“Essa quinta edição do festival que será realizada mostra que o Cine Paraíso já está consolidado e tem o apoio da comunidade. Todas as mostras serão competitivas, exceto a infantojuvenil e as oficinas para a formação audiovisual vão contribuir para deixar algo concreto para a comunidade”, disse o organizador do evento, João Paulo Lima. O festival em Juripiranga ocorrerá no Centro Recreativo Augusto Maroja, localizado no centro da cidade.

Os festivais receberam inscrições de cerca de 570 filmes, oriundos de quase todo o Brasil. Desse total, foram 210 filmes inscritos no Cine das Almas para suas quatro mostras e 360 inscritos para as três mostras no Cine Paraíso.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 22 de março de 2022