Guilherme Cabral
Uma programação bastante eclética, que inclui não apenas a literatura, mas também shows, espetáculos de dança e teatro, entre outras atividades de interação com o público, movimenta a cena cultural da cidade de João Pessoa a partir de hoje, com o início da edição 2016 do Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba, que é uma realização do Governo do Estado, através da Funesc (Fundação Espaço Cultural da Paraíba), e que se estenderá até o próximo domingo. A abertura oficial acontece às 9h, na Praça do Povo, seguida de contação de histórias da Livraria Paulus, na Biblioteca. “É uma alegria enorme poder participar”, disse para o jornal A União a escritora paraibana Veruscka Guerra, que lançará, no último dia do evento, os livros intitulados Jesus, Mensagens do Filho de Deus em livro de colorir e As 1001 Noites.
“O Agosto das Letras é muito importante porque é um evento onde podemos mostrar o nosso trabalho para o público paraibano, mas também aos que são de outros estados”, ressaltou, ainda, a escritora Veruscka Guerra, cujas obras Jesus, Mensagens do Filho de Deus em livro de colorir e As 1001 Noites, ilustradas pela própria autora, foram publicadas, respectivamente, pelas editoras Santuário e Paulus, ambas de São Paulo, e serão lançadas a partir das 17h, na Praça do Povo.
Uma das novidades desta edição do Agosto das Letras é o espaço disponível para participação das escolas públicas e particulares, que poderão adquirir estandes e apresentar seus projetos literários durante o evento. A Feira terá participações das editoras e livrarias Paulus, Patmos, Grafset, Livraria Eu Amo Ler e Penalux, além de outros parceiros, a exemplo do Clubinho do Livro – Tracinha e as escritoras Lívia Messias e Analice Chaves.
Integrante da organização do evento, que é a segunda edição realizada pela Funesc, Tatiana Cavalcante informou para A União que o Agosto das Letras é dividido em dois eventos: o Festival de Leitura da Paraíba, cuja abertura acontece hoje, e o 2º Encontro Regional Sobre Histórias em Quadrinhos - Quadrinhos Intuados, que será iniciado amanhã, às 19h, reunindo profissionais da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Piauí, Maranhão e Bahia e vai se prolongar até o domingo. A programação ainda inclui Feira de Livreiros, no período das 9h às 21h30; Mostra de ilustração “Casa da Imaginação” (9h às 21h30); a Exposição do Ubutu, do fotógrafo Ricardo Peixoto (9h às 21h30), além de Feira de Quadrinhos Independentes (14h às 21h) e o 4º Salão Nacional de Humor José Lins do Rego, dentre outras atividades. “Neste ano estamos focando em diversas leituras de linguagens, o que envolve áreas como teatro, dança e música”, disse ela, acrescentando que espera o comparecimento do maior público que for possível.
Durante o evento, acontecerá a Mostra de Ilustração Literária, reunindo obras dos vencedores do Prêmio Reinações. O 1º lugar foi para Gustavo Seabra, cujo prêmio é a assinatura de contrato no valor de R$ 4,5 mil para criação de ilustrações de um livro a ser lançado pela Paulus Editora. Já os 2º e 3º lugares são de Paulo Moreira e Karla Saionara, respectivamente., que receberão materiais de trabalho artístico fornecidos pelas empresas Cantinho das Artes, Soteca e Sudipel, patrocinadores da seleção. Os prêmios serão entregues hoje, às 19h30, durante a abertura oficial do evento.