Notícias

Música

Festival de Coros recebe 60 grupos

publicado: 07/11/2023 09h15, última modificação: 07/11/2023 09h15
Até o próximo domingo, edição que homenageia Tom K conta com presença de maestrina internacional
1 | 3
Coro Sinfônico da Paraíba é um dos 60 grupos que vão se apresentar na 21ª edição do Fepac, que neste ano homenageia o maestro Tom K, morto no começo do mês de outubro - Foto: Fepac/Divulgação
2 | 3
Maestro Tom K - Foto: Arquivo A União
3 | 3
Evento ainda conta com a participação da maestrina e professora norte-americana Wendy Moy - Foto: Karissa van Tassel/Divulgação
sinfônico adulto da PB.jpg
Capturar.JPG
Wendy Moy - Foto Karissa Van Tassel.jpg

por Da Redação*

 Desde ontem, diversos corais de todo o país sobem ao palco da Sala de Concertos Maestro José Siqueira, do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, através da programação gratuita da 21ª edição do Festival Paraibano de Coros (Fepac). O evento segue diariamente até o próximo domingo (dia 12), sempre às 18h. Para saber mais detalhes das principais atrações, basta acessar o site oficial do Fepac (www.festivalparaibanodecoros.com).

Para esta edição são 60 grupos oriundos de Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Distrito Federal. O evento faz homenagem ao maestro Antonio Carlos Batista Pinto Coelho, mais conhecido como Tom K, importante regente pernambucano radicado na Paraíba, morto aos 70 anos de idade, no último dia 2 de outubro. A programação ainda recebe uma atração internacional: a maestrina e professora norte-americana Wendy Moy.

“O Fepac recebe representantes de nove estados, mas o que me deixa mais emocionado é o crescimento do canto coral na Paraíba”, disse o coordenador geral do festival e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), maestro Eduardo Nóbrega. “Este ano estamos recebendo o maior número de coros de cidades paraibanas, além de João Pessoa, sobem ao palco representantes das cidades de Boa Vista, Cruz do Espírito Santo, Campina Grande, Cuité, Nova Floresta e Remígio’, enumerou ele, acrescentando que serão mais de duas mil vozes circulando na sala de concerto da Funesc.

A vinda da professora e maestrina Wendy Moy é resultado de um convênio firmado, em 2018, entre a UFPB e a Universidade de Syracuse (EUA), com a finalidade de promover intercâmbio cultural entre as duas instituições. Moy é doutora em Artes Musicais em Regência Coral pela Universidade de Washington (EUA), atualmente é professora de Educação Musical da Escola de Música Setnor e da Escola de Educação da Universidade de Syracuse, no estado de Nova York, nos Estados Unidos.

Depois de uma série de concertos em homenagem a Tom K, realizado ontem, a partir de hoje os corais sobem ao palco para realizar suas apresentações até domingo (12). Serão 10 grupos por noite e, todos os dias antes das apresentações dos coros, haverá apresentação de grupos locais. De terça até a sexta-feira, os trabalhos se iniciam a partir das 18h, já no sábado e domingo as atividades começam a partir das 17h.

Hoje, a abertura fica com o espetáculo Elas que inspiram, com Clara Dantas (voz) e Gabriel Egito (violão), seguindo dos seguintes grupos: Coro InfantoJuvenil Pipocantos (João Pessoa), Coral Vozes da Adufpb (João Pessoa), Coral Ladies (João Pessoa), Coral Vozes da Vila (João Pessoa), Coral AEMP (João Pessoa), Coral Maestro João Eduardo Pereira (João Pessoa), Coral Vox Marias (Brasília-DF), Coral Canta IFPB (João Pessoa), Coro em Canto UFCG (Campina Grande) e Coral Popular do IFPE (Recife-PE).

A nova edição do Fepac é uma realização da UFPB, através do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA), e do Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 07 de novembro de 2023.