Vitrine autoral

Festival de Música da Paraíba abre inscrições

publicado: 06/02/2024 09h14, última modificação: 06/02/2024 09h20
Além do tributo a Zé Marcolino, nova edição do maior evento autoral do estado terá homenagem a um artista em vida
Canção 'Dona Maria' de Jamylli Ferreira (E) e Bianca Costa (D) venceu o 6º Festival de Música da Paraíba no ano passado — Foto Thercles Silva Divulgação.jpg

Canção ‘Dona Maria’, de Jamylli Ferreira (E) e Bianca Costa (D), foi a vencedora do 6º Festival de Música da Paraíba, no ano passado - Foto: Thercles Silva/Divulgação

por Guilherme Cabral*

Considerado a maior vitrine da música autoral do estado, a partir de hoje estão abertas as inscrições gratuitas para a 7ª edição do Festival de Música da Paraíba, que é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e Secretaria de Comunicação do Estado (Secom).

Os interessados em concorrer podem inscrever suas composições, de maneira virtual, até o dia 6 de março, pelo formulário no endereço eletrônico do Festival (radiotabajara.pb.gov.br/festivaldemusica). A edição deste ano prestará tributo ao compositor José Marcolino (1930-1987), mas terá uma novidade, que é uma homenagem, também, a um artista em vida, ainda não revelado.

As eliminatórias ocorrerão no município de Sumé, em 31 de maio e 1º de junho, e a etapa final no dia 8 de junho, na cidade de João Pessoa. Serão selecionadas 30 músicas para a fase eliminatória e 14 para a finalíssima. A premiação aos participantes da final será a seguinte: 1º lugar, R$ 10 mil; 2º lugar, R$ 7 mil; 3º lugar, R$ 5 mil; Melhor Intérprete receberá R$ 3 mil; e o escolhido ou a escolhida do Júri Popular, R$ 5 mil.

A diretora-presidente da EPC, Naná Garcez, comentou que a expectativa é muito positiva. “Esperamos uma grande participação do público, não só por ser um evento consolidado, mas também por homenagear a obra de José Marcolino”, disse a jornalista.

Um dos integrantes da comissão organizadora do Festival de Música da Paraíba e gerente de Jornalismo da Rádio Tabajara, Marcos Thomaz, comentou que a expectativa é que a atual edição supere a anterior, em termos de público. “A novidade do evento para 2024 é a de incluir homenagem a um artista em vida. Além de o festival resgatar a carreira e obra do compositor paraibano José Marcolino, de Sumé, pois nem sempre o público conhece a trajetória de importantes artistas como ele, que podem estar esquecidos, o objetivo também é homenagear outro artista que está em atividade, para prestar-lhe homenagem ainda em vida. E também queremos capilarizar o festival, realizando-o em cidades do interior do estado para divulgar e ampliar o público”, enfatizou ele.

No edital

De acordo com o edital do Festival de Música da Paraíba, publicado na edição do Diário Oficial do Estado no último sábado (dia 3), além do formulário preenchido, constando o número da conta corrente do participante, é necessário que todos os compositores sejam paraibanos ou comprovar residência há, no mínimo, dois anos no estado da Paraíba, devendo anexar comprovante de residência de dois anos atrás e outro atualizado, até três meses imediatamente à data atual (PDF); gravação devidamente identificada com o nome da música (MP3) e a letra da música (PDF); declaração de música autoral e, no caso de parceria, anexar a declaração conjunta de todos os compositores (PDF); ter idade acima de 18 anos e inscrever música autoral inédita, já que o objetivo do evento é revelar e valorizar o artista autoral.

No momento da inscrição, o candidato deve declarar e responsabilizar-se pelo caráter inédito da obra, seja em relação à letra, seja em relação à música. Já que o objetivo do evento é revelar e valorizar o artista autoral; apresentação de uma única música por artista inscrito; no caso de mais de uma música inscrita pelo mesmo proponente, será validada a última inscrição.

As duas eliminatórias serão realizadas na Praça José Américo, localizada no Centro de Sumé, e a finalíssima no Teatro de Arena, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

A curadoria será feita de 7 de março a 7 de abril e a divulgação no dia seguinte (8), pelo site oficial do projeto. O candidato selecionado deverá enviar, em até 48h corridas, a partir dessa divulgação, através do e-mail festivaldemusica@radiotabajara.pb.gov.br, os seguintes itens: confirmação de participação de intérpretes e/ou instrumentista (se for o caso) e minibiografia e foto em alta resolução. Caso contrário, a música será automaticamente desclassificada, sendo substituída pela primeira classificada das 10 suplentes; e será disponibilizada transmissão pela Rádio Tabajara e suas plataformas digitais YouTube, Instagram e Facebook, além do canal do YouTube da Funesc.

A ordem das apresentações nas eliminatórias será definida em sorteio a ser realizado no dia 11 de abril, às 14h30, durante a transmissão do programa Tabajara em Revista. Já a ordem das músicas concorrentes na final será feita mediante sorteio em 3 de junho, às 14h30, ao longo da transmissão do Tabajara em Revista.

Nas seis edições anteriores, o festival teve mais de 1.200 músicas inéditas inscritas e quase 200 apresentações ao vivo, entre eliminatórias e finais, período em que já foram distribuídos mais de R$ 150 mil em prêmios.

No ano passado, o prêmio de Melhor Canção foi ‘Dona Maria’, das compositoras Jamylli Ferreira e Bianca Costa. O 2º lugar ficou para ‘Conto de Fadas’, de MC Negrão, que se apresentou ao lado de MC Salah e DJ Adriano. Já João Carlos Jr. arrebatou o 3º lugar e foi o Melhor Intérprete com a música ‘Homem Branco’. Na votação popular, o escolhido foi Iago D’Jampa, com ‘Terra de Mlk Doido’.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 06 de fevereiro de 2024.