Evento vai reunir, a partir de amanhã, nomes consagrados e novos talentos da composição contemporânea

Festival Plurisons estreia na capital

publicado: 24/07/2022 00h00, última modificação: 25/07/2022 10h07
guitarrista Rémy Reber - Facebook.jpg

Entre os convidados estão o violonista francês Rémy Reber (foto um), o flautista brasileiro radicado nos EUA Danilo Mezzadri (foto dois) e a violoncelista norte-americana Elise Pittenger (foto três).

tags: Música , f , FESTIVAL DE MÚSICA

Da Redação*

De amanhã até o próximo domingo (dia 31), João Pessoa vai sediar um novo evento internacional de música contemporânea: o Festival Plurisons. A programação mesclará concertos e atividades acadêmicas, estabelecendo um espaço de difusão e reflexão acerca das novas práticas nas músicas de criação do Brasil que resultará em diálogos e processos de cocriação entre músicos, compositores e pesquisadores de diferentes países.

O Festival Plurisons será uma academia para jovens compositores, ao mesmo tempo em que contribuirá para a inserção de João Pessoa na rota dos grandes festivais de música do Brasil, apresentando concertos com artistas nacionais e internacionais, todos oferecidos gratuitamente ao público da cidade.

Na sua edição de estreia, serão apresentados concertos, palestras e aulas para jovens compositores. Ao longo do festival, serão apresentadas obras inéditas dos compositores participantes ao lado de obras já estabelecidas do repertório contemporâneo. A proposta é possibilitar a jovens compositores o trabalho junto a artistas experientes e a estreia de suas obras no contexto de um festival internacional.

Os estudantes selecionados compuseram obras especificamente para os artistas convidados do festival, tendo a oportunidade de trabalhá-las diretamente com eles para seu acabamento final e estreia. Os estudantes também terão a oportunidade de receber orientação para suas obras em aulas individuais com os compositores Alexandre Lunsqui e Januibe Tejera.

Acerca dos concertos, serão apresentados três: o primeiro será do guitarrista Rémy Reber (França) acompanhado dos artistas do festival; o segundo apresentará a música de câmara inédita dos estudantes de composição da edição; e o terceiro trará um repertório contemporâneo executado por um ensemble formado por participantes do Festival Plurisons. Entre os artistas convidados figuram nomes como Danilo Mezzadri (EUA-Brasil), José Batista Jr. (Brasil), Mariana Salles (Brasil), Elise Pittenger (EUA) e Ana Claudia Assis (Brasil).

Com direção geral do compositor Januibe Tejera, o Festival é uma realização do Coletivo Plurisons em conjunto com a Universidade de Austin, Texas (EUA), e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo ainda o apoio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), do Sesc Paraíba e do Ministério da Cultura da França.

Para mais informações sobre os artistas convidados, a equipe e a programação do festival, basta acessar o site oficial do evento (www.plurisons.com).

Segunda-feira (dia 25)
10h30 – Abertura
Sala Gerardo Parente (Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba)
Conferência: Alexandre Lunsqui – “Processos de Composição”

Terça-feira (dia 26)
17h – Conferência: David Raubach / Homero Augusto e Ricardo Alves / Pedro Pascoali – “Música e processos de composição”

Quinta-feira (dia 28)
17h – Conferência: Gabriel Araújo / Izabel Baldoíno e Caio Campos / Tales Botechia – “Música e processos de composição”
20h – Solo e eletrônica (Sala de Concertos Radegundis Feitosa na Universidade Federal da Paraíba). Entrada gratuita.

Sexta-feira (dia 29)
20h – Música de câmera (Espaço Cultural José Lins do Rego). Entrada gratuita.

Sábado (dia 30)
18h – Encerramento do evento: Januibe Tejera – “Composição musical”
Sala EEMAN (Espaço Cultural José Lins do Rego)
20h – Conjunto Plurisons (Espaço Cultural José Lins do Rego). Entrada gratuita.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 24 de julho de 2022.