Filme sobre velhice ganha sessão especial

publicado: 12/09/2023 09h21, última modificação: 12/09/2023 09h21
Hoje, no Cine Bangüê, na capital, exibição de ‘O alecrim e o sonho’ terá debate com o ator paraibano Fernando Teixeira
Fernando Teixeira em O Alecrim e O Sonho - Ponta Negra Filmes 2.jpg

Teixeira protagoniza o longa que mostra a vida de um homem aposentado e viúvo entre os seus sonhos lúcidos e a brutal realidade do nosso mundo - Foto: Ponta Negra Filmes/Divulgação

por Joel Cavalcanti*

Uma narrativa que se constrói a partir da descrição naturalista do cotidiano de um idoso solitário, mas que encontra sua profundidade humanista através de uma perspectiva onírica e fabulosa da vida. É como se equilibra o tom de O alecrim e o sonho, primeiro longa de ficção do potiguar Valério Fonseca, e que tem produtora e protagonista paraibanos. Drica Soares, da Carambola Filmes, e o protagonista Fernando Teixeira estarão presentes hoje, às 19h, na sessão especial do filme, que será seguida por um debate realizado com o público presente no Cine Bangüê. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Vicente é um professor aposentado e viúvo que mora no bairro do Alecrim, em Natal (RN). O filme mostra a vida do homem entre sonhos lúcidos e a brutal realidade do nosso mundo. Dissecando sobre relações familiares a perseguições etaristas, a história vai revelando de forma introspectiva a rotina do personagem que não tem nada de extraordinária: ele acorda, segue para a padaria, anda de ônibus e leva o passarinho na gaiola para passear. “O maior mérito do filme é o de falar sobre o tédio do velho, do ócio. Daquela coisa de buscar bastante formas de não se entediar. A questão do velho é mesmo a limitação física e a perda de desenvoltura”, resume Fernando Teixeira.

Mas é quando finalmente o filme se aproxima da intimidade de Vicente que ele se mostra um personagem singular. “Ele sonha a vida toda, e sonha acordado. O tempo todo a vida dele é de sonho. Ele fica o tempo todo na recordação do seu passado, e gosta dessa situação. Ele vive o cotidiano, independente das reações da negação do velho e da estupidez. O filme mostra que não é preciso parar porque se está velho. É a única maneira que você tem para viver”, acrescenta o ator de 81 anos. Em um desses sonhos acordados, ele conversa com a sua falecida esposa Joana Eulália, interpretada por Zezita Matos, a primeira dama do teatro paraibano, alcunha dada exatamente pelo amigo Fernando Teixeira, conhecido como o homem das artes.

A dupla consagrada reedita uma parceria histórica que faz sucesso de crítica e público desde a peça Auto da Compadecida, em 1976. “Mas antes disso a gente já trabalhava juntos. Na vida real somos amigos e, no filme, somos marido e mulher. Quando você começa a trabalhar e vai tendo um envolvimento tão grande, aquilo fica quase real para gente”. Muitos outros paraibanos estão presentes em Alecrim, como Suzy Lopes e Daniel Porpino. A trama abre espaço ainda para homenagear o artista paraibano José Pedro Fernandes, conhecido como Baixinho do Pandeiro. O filme conta também com a participação de Stepan Nercessian e Valdinéia Soriano.

Os paraibanos marcam presença inclusive por trás das câmeras, como Ana Isaura (direção de arte), Martina Nobre (figurino), Johnny Lopes (maquiagem) e Ely Marques (efeitos especiais), que morreu em 2021. Eles estarão representados no debate pela produtora executiva Drica Soares, fundadora da Carambola Filmes, e que há mais de 20 anos desenvolve seu trabalho no audiovisual paraibano, tendo produzido mais de 15 filmes, alguns premiados como o longa Desvio (2019). O alecrim e o sonho teve estreia mundial no International Film Festival of India, e participou do Molodist Kyiv International Film Festival, na Ucrânia, onde recebeu menção especial. O título esteve ainda entre os 28 filmes nacionais que disputaram uma vaga para representar o cinema brasileiro no Oscar 2024, mas ficou de fora dos seis que permanecem no páreo pela indicação.

“Foi uma experiência muito incrível e um filme bastante diferente para se trabalhar. Passei entre três e quatro dias em Natal, vivendo no apartamento do personagem onde foram realizadas as filmagens para a gente ir se familiarizando por ele ser um velho solitário morando daquela casa”, destaca Teixeira. De forma bem direta, o filme de Valério Fonseca faz homenagens a personagens igualmente idosos e solitários que de alguma forma inspiraram o enredo Alecrim. Em determinado momento da projeção, Vicente é visto assistindo ao clássico Morangos silvestres (1957), de Bergman, e, em outro ele emula a dança com talheres e pães como fez Chaplin em Em busca do ouro (1925).

Se tornar um octogenário e ainda permanecer trabalhando era uma dúvida que Fernando Teixeira tinha sobre a sua carreira, uma vez que ele temia não encontrar mais bons papéis para interpretar. “É bom para se viver [no cinema] o momento em que você está vivendo atualmente. Encontrar bons papéis de velho é difícil. No teatro, o único papel de velho que é fixo é o de Rei Lear, de Shakespeare, que todo mundo quer fazer, mas ninguém tem coragem, por ser muito pesado. Isso é uma brincadeira, mas o papel de velho não é algo fácil de aparecer”, considera o veterano. “Vicente não é um angustiado. Ele busca viver e ser legal com as outras pessoas. Vicente é feliz, não é um cáustico, para baixo. Eu também busco ser desse jeito”.

Fernando Teixeira se prepara agora para viajar para o município paulista de Mogi Guaçú para mais um papel no cinema. No filme, que deve se chamar Reminiscência, ele vai dar vida a um velho cego e homossexual. “Estou dando uma trabalhada nisso porque é muito difícil o tal do fazer cego, e conseguir parar o olho. Mas eu mesmo não quero parar, não. Vou ficar fazendo até quando der. Estou com 81, mas ainda quero fazer algumas coisas”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 12 de setembro de 2023.