Notícias

Música

Fimus 2023 divulga programação

publicado: 16/06/2023 13h09, última modificação: 16/06/2023 13h09
Nova edição do Festival Internacional de Música de Campina Grande acontecerá entre os dias 14 e 23 de julho
1 | 4
Artistas como Felipe Costta e Daniele Cruz também farão apresentações no evento - Fotos: Fimus/Divulgação
2 | 4
Artistas como Felipe Costta e Daniele Cruz também farão apresentações no evento - Fotos: Fimus/Divulgação
3 | 4
Entre as atrações estão o instrumentista Jean Márcio Sousa e o grupo Quinteto Cariri - Fotos: Fimus/Divulgação
4 | 4
Entre as atrações estão o instrumentista Jean Márcio Sousa e o grupo Quinteto Cariri - Fotos: Fimus/Divulgação
Daniele Cruz.jpeg
Felipe Costta.jpeg
Jean Marcio Sousa.jpeg
Quinteto Cariri.jpeg

Em sua 14ª edição, o Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus) divulgou nesta semana a sua programação para 2023, que acontecerá gratuitamente no próximo mês, entre os dias 14 e 23. Também foram divulgadas as atrações do 7º Fimus Jazz. Para conferir todas as atrações, cursos e os horários, basta acessar a página oficial do evento na internet (www.fimus.art.br/programacao).

Além dos concertos no Teatro Municipal Severino Cabral, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Mosteiro Santa Clara, realizados durante os 10 dias de evento, o Fimus também vai promover outras atividades como lançamentos de livros e uma apresentação infantil do projeto Uirapuru, na ala de Oncologia pediátrica do Hospital Universitário Alcides Carneiro.

O tema escolhido para esta edição é a música Armorial, devido à importância de Campina Grande para a chegada desse movimento na Paraíba, no final dos anos de 1970. Segundo Carlos Alan Peres, diretor-geral do Fimus, foi através da vinda do Quinteto Armorial, em 1978, para o então campus 2 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na época, que esse movimento ganhou adeptos na cidade e no estado.

A escolha do tema se deu, também, devido ao grande número de artistas que estão inovando na música Armorial, nas palavras de Vladimir Silva, diretor artístico do evento. “Por exemplo, o compositor Danilo Guanais tem um projeto chamado A nova música Armorial, que é exatamente uma música que parte daquele princípio dos anos de 1970, mas que tem uma roupagem totalmente nova, tanto de ponto de vista da instrumentação quanto da linguagem harmônica”, explicou ele.

Troca de experiências

Uma das propostas do festival é a troca de experiência entre os músicos, em um processo de formação através dos cursos. Este ano serão oferecidas sete atividades formativas com instrumentistas de diferentes regiões do país. “Esses eventos possibilitam que atrações internacionais cheguem à cidade trazendo consigo uma diversidade de ritmos e estilos. Além disso, os festivais Fimus e Fimus Jazz desempenham um papel fundamental no campo acadêmico, criando um elo entre alunos de música local e instituições acadêmicas de fora do país. Tornam-se um espaço de crescimento profissional e uma rica troca de conhecimentos”, explicou Carlos Alan sobre as ações formativas oferecidas pelos festivais.

O 14° Festival Internacional de Música de Campina Grande e o 7º Fimus Jazz são realizados pela UFCG, Parque Tecnológico da Paraíba e Affins Produções. Este ano, os eventos acontecem através de recursos do Prêmio dos Festivais 2023, da Funarte.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 16 de junho de 2023.