Notícias

literatura

FliParaíba e Flic divulgam programações completas

publicado: 30/10/2025 08h44, última modificação: 30/10/2025 08h44
Os dois eventos literários acontecem em novembro, em JP e Campina
Itamar Vieira Junior - 03 - foto Adenor Gondim.jpg

Itamar Vieira Junior estará no FliParaíba | Foto: Adenor Gondim/Divulgação

por Daniel Abath*

Na Paraíba, o mês de novembro se rende aos encantos da literatura, com duas grandes celebrações das letras e da cultura paraibana. Realizado pelo Governo da Paraíba, em parceria com a Empresa Paraíba de Comunicação (EPC), e sob o tema “Nossa terra, nossa gente – ancestralidade, identidade e o futuro da democracia”, a 2ª edição do Festival Literário Internacional da Paraíba (FliParaíba) acontece nos dias 27, 28 e 29 do próximo mês, no Centro Cultural São Francisco, no Centro da capital. Antes, a 8ª edição da Feira Literária Internacional de Campina Grande (Flic) ocorre entre os dias 10 e 16, no Museu de Arte e Ciência, no bairro Catolé, em Campina. Os eventos são gratuitos e divulgaram esta semana suas programações completas.

O FliParaíba 2025 condensa, em três dias, debates, oficinas, lançamentos literários, feira de livros e shows, o melhor do universo literário nacional e internacional. A programação completa se encontra disponível no perfil do evento no Instagram (@fliparaibaoficial).

Com concerto de abertura na quinta-feira (27), às 21h, a cargo da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, as mesas de palestra e debate (sempre das 10h às 18h, à nave central da igreja) se iniciam na sexta (28) – entre os destaques, a mesa 4, “Ai se sêsse – A palavra dançando no ouvido”, reúne os autores Braulio Tavares (PB), Itamar Vieira Júnior (BA) e Iza Mara Poetiza (PE). O segundo dia de evento se encerra com shows de Lukete (às 21h) e Maria Gadú e Camerata Parahyba (às 22h).

No sábado (29), as cinco mesas finais dão continuidade às discussões. A mesa 7, intitulada “O corpo político da língua – Quando a língua é fronteira e trincheira”, trará três colunistas de A União: a professora Sandra Raquew Azevedo (mediadora) e, entre os palestrantes, o escritor e crítico literário Hildeberto Barbosa Filho, ladeado pela escritora Ana Adelaide Tavares – completa a tríade da sessão o ficcionista português Alberto Santos. Entre outras atividades, os shows da noite serão de Joyce Alane (às 21h) e Mariana Aydar (às 22h).

Flic

Sérgio Vaz abre a Flic | Foto: Divulgação

Durante uma semana, a Flic 2025 contará com lançamento de livros, rodas de diálogo, atividades infantis e apresentações musicais. Refletindo a universalidade da literatura, o evento traz à abertura oficial, no dia 14 (sexta), às 19h, o poeta Sérgio Vaz. No sábado, também às 19h, é a vez de Jeferson Tenório, que venceu o Prêmio Jabuti 2021 com O Avesso da Pele (Companhia das Letras, 2020), participar da roda de diálogo “Literatura na cesta básica”.

Em estímulo à leitura e escrita criativa entre os jovens, de 10 a 14 de novembro a Flic realiza o projeto Leitura Viva, em programação exclusiva para 32 escolas públicas da cidade. Já no domingo (16), a cordelista Ione Severo apresenta “A poética de Leandro Gomes”. A Flic 2025 é uma realização da Vento Nordeste Educação, com apoio, entre outros, do Governo da Paraíba – confira a programação no Instagram (@flicfeira).

Através deste link, acesse a Fliparaíba no Instagram

Através deste link, acesse a Flic no Instagram

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de outubro de 2025.