Notícias

Formação Cidadã: Socioeducandos da Semiliberdade vão ao teatro

publicado: 05/04/2019 17h05, última modificação: 05/04/2019 17h05
SEMI TEATRO 5.jpeg

tags: socioeducandos , semiliberdade , Teatro


Uma noite pra ficar na memória. Foi essa a sensação dos nove socioeducandos que foram acompanhados de cinco agentes, direção e aplicadores da Semiliberdade para assistirem a peça teatral ‘Como Nasce Um Cabra da Peste’, nessa quarta-feira (3) à noite, no Teatro Santa Roza, centro da Capital. A iniciativa faz parte das ações protagonizadas por meio do Programa de Formação Cidadã da unidade socioeducativa Semiliberdade, pertencente à Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac).

O coordenador e idealizador do Programa na unidade socioeducativa, Anderson Brandão, disse que “a privação de liberdade física não é tão feroz quanto a privação de liberdade de pensamento”. Para ele, “quando participamos de atividades de arte e cultura nos libertamos através da força espiritual presente no espetáculo”.

Com esta compreensão, o professor Anderson afirmou que a educação está transformando a vida dos socioeducandos da Semiliberdade. “O Programa de Formação Cidadã está trazendo oportunidades que eles nunca tiveram na vida e esse processo está sendo fundamental para alcançarmos os resultados esperados”, destacou.

O vice-diretor da Semiliberdade, Wellington Fernandes, lembrou que “os socioeducandos em processo de ressocialização passaram durante a vida por inúmeras privações sociais e econômicas e atividades como estas têm o intuito de oportunizar algo que todos deveriam ter direito”.

Segundo o vice-diretor, “uma peça de teatro traz uma aula lúdica do que é a vida real, uma forma de se aprender com a arte de viver e sobreviver, independente das circunstâncias como representada no palco”.