Notícias

Fotógrafo Gustavo Moura é homenageado na ALPB

publicado: 30/11/2021 08h39, última modificação: 30/11/2021 08h39
Gustavo Moura - Foto Debora Viana.jpg

Foto: Débora Viana/Divulgação

por Guilherme Cabral*

“Eu me sinto extremamente honrado e satisfeito. Não é uma satisfação plena, por causa do descaso que o Governo Federal vem tendo com o meio ambiente, mas recebo com muita gratidão”. Foi o que confessou o fotógrafo Gustavo Moura, referindo-se à homenagem que recebe hoje, em Sessão Solene que a Assembleia Legislativa da Paraíba, em João Pessoa, realiza a partir das 14h30 para lhe outorgar, por propositura da deputada estadual Estela Bezerra, a Medalha Augusto dos Anjos, em reconhecimento ao trabalho de registrar as manifestações da cultura popular.

Na ocasião, o evento também será transmitido pelo YouTube, TV ALPB (canal 8.2), site oficial da entidade (www.al.pb.leg.br) e pela página do Facebook da deputada (EstelaBezerraOficial).

Natural da cidade de João Pessoa, o fotógrafo Gustavo Moura disse que desde o início dos anos 1980 vem se dedicando à documentação de imagens. O paraibano relembrou que, ao longo desse tempo, vem trabalhando, preferencialmente, com fotografias analógicas. “Sou fiel a essa técnica, pela qual tenho gosto e admiração maior”, admite Gustavo Moura. “Mas convivo com as duas expressões técnicas, que são a analógica e a digital, a qual considero ter surgido como um movimento natural e resultado do desenvolvimento da tecnologia”, afirmou o profissional.

Ao longo da sua carreira, Gustavo Moura recebeu diversas premiações. Ele destacou dois: o Prêmio Nacional Marc Ferrez, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), e o primeiro lugar no Concurso Fotográfico Leica, conquistado com imagem que registra uma pelada, que é uma partida de futebol, disputada em Pernambuco. “Essa foto faz parte de um ensaio sobre peladas de futebol, que é uma atividade muito presente pelo país”, afirmou ele.

Projetos

Moura informou que, atualmente, possui projeto inscrito em edital da Lei Aldir Blanc do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura, para lançar um livro no formato impresso reunindo uma compilação de fotografias que produziu, ao longo de sua carreira.

“Serão fotos apenas em preto e branco, uma opção que fiz, por causa de afinidade e a estética, e estou fazendo a seleção, o que é extremamente difícil, por abranger imagens feitas durante muitos anos de trabalho. Estou aguardando a divulgação do resultado do edital, mas ainda não há data para o lançamento”, disse ele.

 

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 30 de novembro de 2021