Notícias

Fotógrafo Guy Joseph realiza exposição no Centro Histórico da capital

publicado: 11/11/2016 00h05, última modificação: 11/11/2016 13h53
Guy.jpg

O fotógrafo Guy Joseph busca a popularização da fotografia que, de acordo com ele, deve estar nas ruas e não apenas nas galerias e nos salões nobres - Foto: Divulgação

tags: Guy Joseph , Casarão 39


Iluska Cavalcante
- Especial para A União

Às vésperas de completar 70 anos, e com o intuito de levar a cultura de suas obras para os mais diversos públicos, o fotógrafo e artista plástico Guy Joseph expõe suas fotografias, por tempo ainda indeterminado, no Casarão 39, localizado no Centro Histórico de João Pessoa. A novidade é que dessa vez as suas obras estarão expostas em cordel.

Penduradas em barbante e prendedores de roupa, o fotógrafo conta que o seu objetivo é quebrar paradigmas. “A minha proposta é uma experiência que visa à quebra de que a fotografia não deve ir às ruas, ficando aprisionada às molduras e paredes dos salões nobres”, explicou Guy.

Essa inusitada exposição irá contar com o mesmo rigor técnico de impressão e qualidade de seus outros trabalhos, mas com o diferencial de preços mais acessíveis a todos os públicos. A tentativa do artista é de popularizar o hábito de aquisição das fotografias impressas.

“Fotos que em uma galeria tradicional, custariam centenas de Reais, podem ser adquiridas por alguns poucos ‘trocados', enfatizou.

Artista plástico, designer-gráfico e fotógrafo, Guy Joseph nasceu na capital da Paraíba, em 1947. Vencedor de vários prêmios e concursos importantes ganhou o seu primeiro prêmio de Pintura, em 1966, pela UFPB. Em 1981, vence concurso e é escolhido para a criação da marca para a Fundação Espaço Cultural (Funesc). Alguns anos depois, em 1999, ganha outro concurso e passa a ser responsável pela criação da logomarca do Folia de Rua. Atualmente, se dedica à pesquisas com infogravuras e impressão fotográfica digital (Giclée/ink-jet). Seu livro, “Terra da Gente Paraíba”, lançado em 2006, encontra-se com a edição esgotada.

O Casarão 39 passou a abrigar, no último dia 5, o Centro de Arte , Moda, e Cultura – Raízes da Terra e tem, além das fotografias de Guy Joseph, outros artistas expondo suas obras, como as esculturas de Humberto Heleno, que chamam a atenção por sua arte criativa e força dramática. Flávio Araújo, com esculturas em material de sucata, e Márcio Bizerril, que retrata a vida simples em suas pinturas.

Além disso, poderá ser encontrado no local muito do artesanato paraibano e mostra de livros, em parceria com a Livraria do Luiz.