Notícias

Fotógrafo paraibano abre exposição com registros feitos na Europa, África e América do Sul

publicado: 21/02/2017 00h05, última modificação: 21/02/2017 07h32
André Lins - Un Regard Além.jpg

O artista visual inaugura na Paraíba a exposição que retrata belas paisagens do mundo - Foto: Divulgação

tags: exposição , fotografia , andré lins , un regard além d’aqui , fundação casa de josé américo


Guilherme Cabral

“É uma maravilha e é bom demais ter essa oportunidade para apresentar meu trabalho na Paraíba, onde aproveito para recarregar as minhas baterias”, confidenciou, para o jornal A União, o fotógrafo André Lins, referindo-se ao motivo que o traz, novamente, ao Estado, ou seja, a exposição fotográfica intitulada Un Regard Além D’aqui. A abertura da mostra - que reúne 22 imagens, no total - acontece hoje, a partir das 18h, na sede da Fundação Casa de José Américo (FCJA), localizada em João Pessoa, e vai permanecer à visitação gratuita do público até seis de março. O evento é, portanto, uma boa opção durante, inclusive, o Carnaval, pois os turistas também poderão conferir a arte - registros de cenários da Europa, África e América do Sul - clicada por esse profissional paraibano, que está radicado na França há uma década.

A exposição é o próprio olhar - que se escreve regard, em francês, daí a razão da escolha do título para a mostra - de André Lins sobre lugares às vezes até remotos e, às vezes, corriqueiros, de vários países e, inclusive, da Paraíba, a exemplo da Pedra da Boca, encravada no município de Araruna. Ele disse que trouxe todo o material da França, onde está radicado, em Lyon, cidade na qual pretende realizar, no próximo mês de setembro, época do Verão naquele País - uma individual nos moldes da que realizará na Fundação Casa de José Américo.

“Sou formado em Turismo e tenho o vício de viajar. Já estive em visita a vários países da Europa, África e América do Sul e fiz fotos”, comentou André Lins. E, num certo sentido, a exposição Un Regard Além D’aqui resulta das imagens captadas durante tais momentos, quando ele - trilhando o caminho inverso - deixou a Paraíba, em 2007, para viver e estudar na França e captou situações diversas, em algumas nações. Nesse sentido, o olhar do paraibano prioriza muitos momentos: ora é a imensidão de cadeias de montanhas dos Andes, Alpes ou, ainda, das Ilhas Maurício, ora o realce dos detalhes de uma vegetação ou o traço arquitetônico de Granada, Berlim ou Belgrado. No fundo, são vivências emigrantes que convidam o público a uma digressão expressiva entre a natureza e o urbano, pois, por onde andou, teve o cuidado de procurar encontrar o equilíbrio entre o encantamento das vastidões e a simetria da realidade, o que contribui para que se seja transportado - quase que de maneira hipnótica - para o exato instante que cada local foi registrado - congelado - pela lentes do profissional.

A mostra Un Regard Além D’aqui tem o apoio institucional da Aliança Francesa de Lyon e de João Pessoa, bem como do Consulado Honorário do Brasil na França. A Fundação Casa de José Américo é a primeira escala das obras, que depois partirão para Lyon. “Poder começar essa exposição em João Pessoa, cidade que tanto representa para mim, e no País onde dei meus primeiros passos na fotografia é, além de uma grande responsabilidade, uma imensa alegria”, confessou, ainda, André Lins, que é filho de artista plástica e engenheiro agrônomo, formado em Turismo pela Universidade Federal da PAraíba (UFPB) e descobriu, na fotografia, a oportunidade de unir seus dois fascínios: arte e natureza.

André Lins lembrou para A União que sua paixão pela fotografia nasceu no Brasil, mas o amadurecimento nessa arte ocorreu na França, onde obteve o diploma superior nessa área. Especializado em registrar paisagens, até porque é um viajante nato, ele participou de exposições coletivas e de individual, sendo a última na cidade de Charolles, na Borgonha, em agosto de 2016.