por Guilherme Cabral*
Primeiro disco do Fulô Mimosa, o FuloreSSendo foi lançado recentemente e já vem obtendo boa repercussão por parte do público. “Temos recebido elogios por causa dos arranjos e as participações especiais”, disse Priscilla Fernandes, uma das integrantes do grupo formado unicamente por mulheres. Nas plataformas digitais, o álbum reúne 10 faixas e tem feat de Chico César, Flávio José, Santanna e Deda Silva. Abril é a previsão da vinda do disco físico.
Produção independente, Priscilla Fernandes comentou que o projeto de concretizar o CD começou um pouco antes da pandemia. “Por causa disso, os participantes especiais do disco, como Chico César, gravaram suas respectivas partes de suas residências e as enviaram de forma remota para nós. Eles foram convidados através do Maestro Chiquito, um dos idealizadores, com Thay Fernandes, do Fulô Mimosa. Ele tem trabalhado com arranjos e já possuía os contatos de Chico César, Flávio José e Santanna e os chamou para apadrinhar o grupo”, disse a instrumentista.
Chico César participa na faixa ‘Fulutiado’, a qual compôs em parceria com Jarbas Mariz e que Priscilla Fernandes lembrou ter sido gravada por Marinês (1935-2007), artista a ser homenageada na 5ª edição do Festival de Música da Paraíba. Flávio José comparece na faixa ‘Bem Dito Sois’, e Santanna, O Cantador, em ‘Atiçando a brasa’, ambas composições de autoria do Maestro Chiquito e Marcelo Piancó. Já Deda Silva está presente em ‘A Morada do Forró’, do Maestro Chiquito e Newton Marinho.
FuloreSSendo ainda reúne as seguintes faixas: ‘Fulô Mimosa’ (Maestro Chiquito); ‘O Canto de Tambiá’ (Livardo Alves); ‘São João na Barra’ (Maestro Chiquito e Beranger Araújo); ‘Ela Me Ensinou a Comer Flores’ (Humberto de Almeida e Gil de Rosa); ‘Mu-lher Paraibana’ (Thay Fernandes e Maestro Chiquito) e ‘Coco de Mané de Bia’ (Maestro Chiquito). “O disco tem xote, baião e coco e o título foi escolhido no sentido de mostrar quem somos, além de divulgar a nossa cultura e a música nordestina”, explicou Priscilla Fernandes.
Idealizado em 2016 pelo Maestro Chiquito e Thay Fernandes, uma das percussionistas do grupo, o Fulô Mimosa ainda é integrado por Haruê Tanaka (sanfona), Luiza Rosas (flauta e flautim), Naomi Barroso (cavaquinho), Ingrid Simplício (violão), Priscilla Fernandes (zabumba) e Naíma Vilôr (percussão). “Nós esperamos que, através desse disco, muitas pessoas passem a conhecer o nosso trabalho e mais oportunidades apareçam para o grupo, que, por enquanto, vai continuar a divulgar esse CD”, disse a instrumentista.
Desde que surgiu, o Fulô Mimosa tem se dedicado a produzir e valorizar um trabalho em defesa do forró autêntico. “Através da música estamos não apenas procurando divulgar a nossa cultura nordestina, mas também promovendo o seu resgate e o seu fortalecimento por meio dos figurinos, cenário e nas próprias performances durante os shows e na mídia”, destacou Priscilla Fernandes.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 08 de março de 2022