Funesc celebra Dia do Teatro e realiza oficinas gratuitas em diversas cidades

publicado: 28/03/2017 00h05, última modificação: 28/03/2017 08h42
Suzy Lopes.jpg

A atriz, produtora e coordenadora de Teatro da Funesc, Suzy Lopes, ministra a oficina Palavra e Cena até a próxima sexta-feira, na cidade do Conde - Foto: Diovulgação

tags: funesc , fundação espaço cultural da paraíba , governo da paraíba , dia do teatro

Rodolfo Amorim - Especial para A União

O Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo foi comemorado ontem. Mas para celebrar essa data que reflete a arte, o Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) promove oficinas gratuitas, de ontem até a próxima sexta-feira (31), em sete cidades de diferentes regiões da Paraíba. A ideia é valorizar a formação em artes cênicas, oferecendo a atores profissionais e amadores a oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos nessa área. A iniciativa tem o apoio das prefeituras que acolheram as atividades. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Ao todo, serão cinco dias de atividades nos municípios de Cajazeiras, Curral Velho, Itaporanga, Conde, Alagoinha, Alagoa Grande e Bananeiras. As cidades contam com oficinas tanto de teatro quanto de circo, e seguem até o dia 31 deste mês. O fator determinante é promover, principalmente, a capacidade de criar e improvisar, além de trazer outras forças potenciais represadas ou adormecidas.

Oficinas de Teatro

Na cidade de Cajazeiras, localizada no Sertão do Estado, a oficina ‘Fundamentos Técnicos de Atuação na Perspectiva do Teatro Popular’ será ministrada pelo ator Thardelly Lima. O exercício, que começou ontem, visa criar um ambiente de troca e vivência através do treinamento técnico voltado à representação do teatral popular, bem como oferecer aos participantes conhecimentos históricos e teóricos. Durante o processo, o aluno pode contemplar conhecimentos relacionados aos fundamentos do trabalho do ator, seja em relação à voz, preparação corporal, dramaturgia, construção da personagem, improvisação.

O público da cidade de Curral Velho pode participar de uma Oficina de Iniciação Teatral, que será ministrada pela professora de teatro Mirtthya Guimarães de hoje até o dia 31 deste mês. O propósito da atividade é estimular atores para a expressão teatral, assim como participar de jogos e dinâmicas de corpo e voz, que costumam ser trabalhadas nos processos criativos. Essa ideia está fundamentada na ‘Expressividade Caótica’, proposta pela pesquisadora Mirtthya Guimarães e pelo diretor Humberto Lopes. O projeto vem sendo desenvolvido pelo grupo de teatro de rua paraibano ‘Quem Tem Boca é Pra Gritar’.

Em Itaporanga será ministrada, nos mesmos dias, a mesma oficina, porém, ministrada pelo diretor teatral, ator e professor de teatro da Funesc, Humberto Lopes.

A atriz, performer, produtora e coordenadora de Teatro da Funesc, Suzy Lopes, ministra, de hoje até a próxima sexta-feira, a oficina Palavra e Cena, na cidade do Conde, que fica no Litoral paraibano. A proposta da atividade é desenvolver aspectos que ainda não foram detectados nos corpos de atores e não atores. Além de atuar, Suzy pesquisa e investiga a utilização de recursos do teatro na récita poética, buscando criar elementos performáticos enquanto poesias são declamadas. Isso também foi crucial para a criação do Projeto Café em Verso e Prosa, que une poesia e teatro.

O Café em Verso e Prosa realiza saraus na cidade de João Pessoa com diferentes temáticas. “Eu gosto mesmo de utilizar os recursos corpóreos e a performance na hora de recitar uma poesia, e, com isso, pretendo promover, nesta oficina, essa desenvoltura e esse olhar mais plástico dos participantes. Outro ponto fundamental é a utilização dos espaços para realizar essas ações”, destacou a atriz.

Atividades circenses

As oficinas de circo começaram ontem e terminam hoje nas cidades de Alagoinha, Alagoa Grande e Bananeiras. A oficina ‘Jogo de Bufão’ tem sido ministrada pelo artista, pesquisador e produtor cultural, Sávio Farias e pela atriz e mestre em artes cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Nykka Barros. A atividade, realizada em Alagoinha, traz também o estudo e treinamento corporal a partir da ideia de construção da “criatura”, representada pelos bufões. São discutidas, ainda, as possíveis analogias entre o treinamento com os animais asquerosos e o universo da bufonaria, uma vez que os bufões são tidos como excluídos da sociedade.

Em Alagoa Grande, a oficina ministrada é a de Técnicas Circenses, ensinada por Daniel Nóbrega, que é ator, palhaço, artista circense, animador e arte educador, graduado em licenciatura em teatro pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Dentre as técnicas aplicadas na oficina estão acrobacias de solo, acrobacia aérea (trapézio) e malabares. Ao experienciar o fazer circense, o participante se lança em um risco, não um risco cotidiano, como o aumento da violência ou de ser atropelado no meio da rua, mas um risco prazeroso onde pode superar  os medos e desafiar cada experiência.

Ao falar de circo, não se pode esquecer o palhaço. O respeitável público de Bananeiras pôde, desde ontem, participar da oficina ‘EU, meu SER palhaço’. As atividades, ministradas pela professora de teatro Marinalva Rodrigues, pretendem despertar o “ser palhaço” que cada um tem dentro de si, partindo da observação e da percepção daquilo que rodeia. “Entendendo a grande força que este ser tem de influenciar, tocar, sensibilizar com humor, crítica, respeito, ingenuidade e amor através da sua arte da palhaçaria”, destacou a professora. Assim, será oferecido aos participantes experimentar, vivenciar e estudar a arte da palhaçaria a partir de jogos de improvisação.

Diante disso, o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo pode ser vivenciado pela população paraibana.