Notícias

Funesc inscreve para oficinas de pandeiro, gestão cultural e dança

publicado: 11/07/2019 12h01, última modificação: 11/07/2019 12h01
Planetario Espaço Cultural_EP (7).JPG

tags: FUNESC , O , OFICINAS

 

Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas do Festival de Artes Jackson do Pandeiro, que acontece de 25 a 28 de julho, em João Pessoa. Ao todo, são 125 vagas distribuídas em quatro mini-cursos. Na área de música, a opção é a oficina Pandeiro Invertido, ministrada por Marcos Suzano. Na área de gestão cultural, Romulo Avelar vai ministrar a oficina ‘Dinâmica dos Coletivos Culturais Brasileiros’. 

As opões em dança são ‘Estéticas da Experiência - Processos de aprendizagem relacionados aos estudos da deficiência nas práticas corporais e territórios da arte, com Carla Vendramin (RS) e Carolina Teixeira (RN) e Jackson no Salão - Uma abordagem dos estilos que influenciaram Jackson do Pandeiro sob o olhar das Danças a Dois, com Eugra Souto (PB).

Para se inscrever, as pessoas interessadas devem enviar e-mail para as coordenações de cada oficina indicando o interesse em participar (os contatos referentes a cada curso podem ser conferidos ao final desta matéria). No campo ‘assunto’, é necessário colocar a expressão ‘inscrição para oficina’ e no corpo do e-mail, é preciso informar nome completo, contato e breve currículo.

Pandeiro Invertido - Marcos Suzano começou a batucar com 13 anos de idade nas ruas de Copacabana, Rio de Janeiro. Logo depois ele e seu irmão começaram a comprar vários instrumentos de batucada que tocavam na praia, fim de ano, carnaval e futebol. Suzano passou por todos os instrumentos até chegar ao pandeiro. Criou uma técnica inovadora de tocar pandeiro chamada de "Técnica Invertida" começando a levada com a ponta dos dedos que era como tocava no início da sua carreira.

Dinâmica dos coletivos culturais brasileiros – Ministrada por Romulo Avelar. Duração de três horas. São muitos os desafios para a estruturação, a organização e a sustentabilidade das carreiras de artistas, grupos e entidades culturais de pequeno porte no Brasil. O atual contexto imprime contornos ainda mais dramáticos à sua busca por afirmação e permanência. São esses desafios que serão abordados por Romulo Avelar no bate-papo "Dinâmica dos coletivos culturais brasileiros".

Estéticas da Experiência - Processos de aprendizagem relacionados aos estudos da deficiência nas práticas corporais e territórios da arte, com Carla Vendramin (RS) e Carolina Teixeira (RN) - A oficina reúne o trabalho de duas pesquisadoras da dança e suas relações com o tema da deficiência abrangendo específicas metodologias de trabalho. A proposta apresenta a discussão relacionada ao fenômeno da deficiência nas diversas linguagens cênicas da atualidade e na arte-educação, em busca de uma autonomia de alunos e educadores diante desta experiência humana. O objetivo da oficina é desenvolver um processo criativo de dança e ações performáticas com um grupo misto de pessoas com e sem deficiência, ampliando o engajamento corporal, estético social e político envolvido nestes processos de aprendizagem.

Jackson no Salão - Uma abordagem dos estilos que influenciaram Jackson do Pandeiro sob o olhar das Danças a Dois, com Eugra Souto (PB). A oficina é para iniciados em danças a dois com idade a partir de 16 anos de idade. Eugra Souto, professora, coreógrafa e dançarina, é formada em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba, pós-graduada em Avaliação Física e Prescrição de Treinamento pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pós-graduada em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho e Especialista em Salsa pela Universita Mundial de La Salsa através do Congresso Mundial de Salsa no Brasil.

Professora titular no curso de Educação Física no Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ e na Faculdade Três Marias. Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Instituto de Pesquisa Nikola Tesla pesquisando os efeitos da dança para a melhoria e manutenção da saúde em idosos. Atua na Dança de Salão em João Pessoa desde 2003, ministrando aulas e cursos, realizando apresentações artísticas e promovendo eventos no campo cultural da cidade, além de participar ativamente para a construção de políticas públicas culturais sendo integrante da Comissão Deliberativa do Fundo Municipal de Cultura de João Pessoa (biênio 2009/2011).

Serviço

Oficina de Música – Pandeiro Invertido, com Marcos Suzano (RJ)

Dias: 27 e 28/07, das 16h às 18h

Público alvo: Músicos profissionais ou Iniciados em música

Local: Polo Sina de Cigarra (Sala do Coro Sinfônico)

Horário: das 16h às 18h

Pré-requisitos: possuir o instrumento e alguma experiência profissional.

Inscrições: musica.jacksondopandeiro@gmail.com

Informar: nome, RG, telefone e breve currículo. No campo ‘assunto’ do e-mail, identificar como ‘INSCRIÇÕES PARA OFICINA’.

Total de vagas: 40

 

Oficina ‘Dinâmica dos Coletivos Culturais Brasileiros’

Ministrante Rômulo Avelar

Dia: 26/07, das 15h às 18h

Público alvo: artistas e produtores culturais

Local: Polo ‘Acorda Meu Povo’ (auditório da EEMAN)

Inscrições: ddacsecretaria@gmail.com

Instruções: no campo ‘assunto’ do e-mail, identificar como ‘INSCRIÇÕES PARA OFICINA’. No corpo do e-mail, informar nome completo, contato, breve currículo

Total de vagas: 25

 

Estéticas da Experiência - Processos de aprendizagem relacionados aos estudos da deficiência nas práticas corporais e territórios da arte, com Carla Vendramin (RS) e Carolina Teixeira (RN)

Dias 25, 26 e 27 de julho - 14h às 17h 

Público Alvo: pessoas com e sem deficiência, com e sem experiência prévia em dança, com idade a partir de 12 anos, estudantes e professores de dança.

Número de participantes: 25

Local: Polo Baile da Gabriela (Escola de Dança)

Local: Polo Baile da Gabriela (Escola de Dança)

Inscrições: dancafunesc@gmail.com

Informar: nome, telefone, faixa etária, breve currículo. No campo ‘assunto’ do e-mail, identificar como ‘INSCRIÇÕES PARA OFICINA’.

Total de vagas: 30

 

Jackson no Salão - Uma abordagem dos estilos que influenciaram Jackson do Pandeiro sob o olhar das Danças a Dois, com Eugra Souto (PB)

Dia 27 de julho - 09h às 12h

Público alvo: Iniciados nas Danças a Dois a partir de 16 anos

Local: Polo Baile da Gabriela (Escola de Dança)

Inscrições: dancafunesc@gmail.com

Informar: nome, telefone, faixa etária, breve currículo

Total de vagas: 30

registrado em: , ,