Notícias

Funesc promove a primeira edição da 'Semana do Músico'

publicado: 20/11/2017 20h05, última modificação: 20/11/2017 20h27
1.jpg

Pedro Osmar, chefe do Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira; Maestrina Wênia Xavier, do grupo Percussons - Foto: Edson Matos

tags: semana do músico , santa cecília , funesc


Guilherme Cabral

O 'Dia do Músico' - cuja padroeira é Santa Cecília - transcorrerá nesta quarta-feira (22). No entanto, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), uma instituição vinculada ao governo do estado, já vem comemorando a data antecipadamente em sua própria sede, localizada na cidade de João Pessoa, desde esta segunda-feira (20) - ocasião em que foi exibido o documentário intitulado 'Aboio - A voz encantada do vaqueiro', dirigido por Miguel Teles e Maria Laura Maurício - com a realização da primeira edição da 'Semana do Músico'. A programação desta terça-feira (21) do evento, que se estenderá até a sexta-feira (24), oferece gratuitamente ao público as apresentações de dois grupos: a partir das 14h, a da Orquestra de Cordas da Escola de Música Anthenor Navarro, sob a regência de Rogério Borges; e, na sequência, o grupo Percussons, comandado pela maestrina Wênia Xavier, ambas nas dependências do órgão.

“O objetivo principal do evento que estamos estreando na Funesc é comemorar e homenagear os músicos. Esta primeira edição vem ocorrendo de forma simples, ou seja, sem uma grande estrutura e sem artistas nacionalmente conhecidos, mas só com artistas prata da casa. Um exemplo são os integrantes da Orquestra de Cordas e do grupo Percussons, todos da Escola de Música Anthenor Navarro (Eman)”, comentou para o jornal A União o chefe do Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira, da Fundação Espaço Cultural, Pedro Osmar, que organiza a '1ª Semana do Músico'.

Pedro Osmar lembrou que o documentário 'Aboio - A voz encantada do vaqueiro' integra a programação do evento porque uma das diretoras, Maria Laura Maurício, autorizou a exibição, que ocorreu na noite desta segunda-feira, na Sala de Pesquisa Musical. “O aboio é uma expressão milenar da música do mundo, que vem lá dos campos das arábias e chegou ao Brasil com a colonização portuguesa. É um canto de trabalho importantíssimo, pois serve para os animais”, disse ele, ao justificar o motivo da escolha do filme como uma das atrações da primeira edição da 'Semana do Músico'.

“Além de uma homenagem ao músico, a 'Semana' também terá uma feira de discos, DVDs e livros sobre a música paraibana”, acrescentou Pedro Osmar, para quem um dos destaques da programação será na quarta-feira, no próprio 'Dia do Músico'. Trata-se da mesa redonda sobre o tema 'Panorama da Música Paraibana Atual', que será realizada a partir das 19h, na Sala de Pesquisa Musical. Esse debate contará com as participações de artistas, professores e jornalistas.

As atividades que integram a programação da 'Semana do Músico' acontecem em várias dependências da Fundação Espaço Cultural. No Mezanino 2 da Funesc, por exemplo, estão sendo realizados, sempre a partir das 19h, lançamentos de discos e livros sobre a música paraibana, com a presença dos autores e abertura para debate com o público. O evento será encerramento nesta sexta-feira, às 19h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, com recital de poesia e apresentações de artistas da nova geração da música paraibana e de integrantes do Musiclube.

Pedro Osmar lembrou que a 'Semana do Músico' foi criada em 1981, na cidade de João Pessoa, pelo Musiclube, do qual é um dos integrantes. Ele disse que a instituição desse evento se deu no Teatro Lima Penante, que na época era dirigido pelo ator Fernando Teixeira. “Com o passar dos anos, outras instituições também passaram a realizar seus respectivos eventos para comemorar a 'Semana do Músico'”, disse ele, acrescentando que, como chefia, atualmente, o Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira, da Fundação Espaço Cultural, decidiu organizar o evento nas dependências da Funesc.