Funjope lança editais de ocupação de equipamentos

publicado: 27/04/2022 09h07, última modificação: 27/04/2022 09h07
fotofunjope.png

Foto: Funjope/Divulgação

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) lançou três editais para ocupação referentes do binômio 2022/2023 dos equipamentos Galeria Casarão 34, Casa da Pólvora e Hotel Globo. Os editais estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de João Pessoa. As inscrições seguem abertas até 8 de junho.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, apontou que, com os editais, a Prefeitura está mantendo uma política de continuidade e fomento do estímulo às artes nas suas diversas linguagens. Ele lembrou que o processo está sempre em discussão, com o objetivo de promover a diversidade cultural na capital. “Todos esses editais também merecem destaque porque foram conversados, construídos conjuntamente com as comunidades de artistas, Conselho Municipal de Cultura, de maneira que tendemos a valorizar a presença de variados artistas e variadas linguagens nesse processo de seleção”, acrescentou.

Para a Galeria Casarão 34, foi lançado o edital de seleção e premiação de quatro propostas de exposições de artes visuais, individuais ou coletivas, nas mais variadas linguagens (desenho, pintura, escultura, fotografia, gravura, objeto, instalação, videoarte, performance, entre outras). Entre as exigências, o proponente precisa morar em João Pessoa e a proposta deve ser inédita. Uma vaga será destinada a artista negro, uma para artista LGBTQIAPN+, e duas vagas para ampla concorrência.

Para a programação 2022/2023 da Casa da Pólvora, o concurso tem o objetivo de selecionar e premiar 24 propostas culturais. Nas exposições de artes visuais, serão premiadas quatro propostas de mostras, entre elas, escultura, desenho, gravura, objeto, fotografia e foto-linguagem. Na Mostra de Dança Urbana, haverá premiação de 10 propostas para coreografias coletivas e espetáculos solo nos diversos estilos. Já na Mostra de Literatura, serão premiadas 10 propostas de poesia e leitura encenada. Cada proponente poderá inscrever apenas uma proposta. O valor da premiação para cada proposta de exposição selecionada será de R$ 5 mil. Para cada proposta selecionada nas categorias de literatura e dança, o valor do prêmio será de R$3 mil.

Por fim, o edital do Hotel Globo vai selecionar e premiar quatro propostas de exposições de artes visuais, individuais ou coletivas, nas mais variadas linguagens, como desenho, pintura, escultura, fotografia, gravura, objeto, instalação, videoarte, performance, entre outras. A proposta deve ser inédita e o valor da premiação para cada uma das propostas selecionadas será de R$ 6 mil.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 27 de abril de 2022