Notícias

‘Encantarya’ – bônus do ‘Nordeste Futurista’

Gerações inquietas

publicado: 01/12/2023 08h55, última modificação: 01/12/2023 08h55
Nas principais plataformas digitais, Luana Flores lança ‘single’ com a participação especial da veterana Cátia de França
Catia de França e Luana Flores - foto Natalia di Lorenzo.jpg

No próximo dia 30, na capital, Cátia de França (E) encerrará o ‘Natal na Usina’ com show no qual Luana Flores (D) fará uma participação para cantarem juntas a nova música - Foto: Natália di Lorenzo/Divulgação

por Guilherme Cabral*

“Luana é como se fosse a minha herdeira, mais apimentada, já que ela foi baterista, toca pandeiro muito bem e é DJ. O maior sintoma foi o que a gente fez em São Paulo, no Itaú Cultural, que foi uma coisa fantástica”. Foi o que disse para o Jornal A União a cantora e compositora paraibana Cátia de França, referindo-se a também artista e conterrânea Luana Flores, que, hoje, está lançando o single intitulado ‘Encantarya’, bem como o seu visualizer (espécie de videoclipe animado com a letra da música), disponibilizando-os nas principais plataformas de streaming de áudio. Cátia participa do projeto como convidada, marcando a estreia dessa parceria.

‘Encantarya’ foi escrita por Luana Flores no ano passado, com o intuito especial de finalizar a narrativa de seu álbum visual Nordeste Futurista, no qual está como um “bônus track”, e há mais cinco músicas, lançado em 2022. A proposta da artista com essa nova canção é promover uma imersão nos mistérios da natureza e da vida, combinada a elementos sonoros diversos, mesclando ritmos nordestinos tradicionais com contemporâneos do mundo, cuja poética, carregada de significado, transporta os ouvintes a uma jornada sensorial, através do mencionado álbum, onde a identidade é ressignificada e costurada pelo repente.

Duas paraibanas de diferentes gerações, cujas obras são inspiradas pelo coco de roda e o repente, mesclados com ritmos contemporâneos, Cátia de França comentou sobre essa parceria com Luana Flores. “Esse convite de Luana me surpreendeu muito, porque ela vem de uma geração inquieta, que sabe o que quer e onde vai conseguir chegar. A nossa relação começou em São Paulo neste ano, quando ela foi minha convidada numa série de shows. E deu muito certo. Lembro que a gente estava pensando numa solução para uma música ‘X’ e, de repente, começamos a imitar o Snoop Dog. Acredito que isso também resultou nessa sessão de Alice no País das Maravilhas na casa de Rita. Nos apresentamos juntas, ontem, dia 30, em Natal (RN), com Juliana Linhares, e isso só vem solidificar mais ainda o quanto eu estou aprendendo com essas meninas bem novas, mas que sabem o que querem e onde querem chegar”, disse ela.

Fazendo jus ao conceito de Nordeste Futurista, Cátia de França apontou que a grande jogada da parceria teve a intervenção da produtora Dina Faria. “Ela enxerga o futuro. Está todo mundo comentando o vídeo que fizemos na Furtacor, que enviei para um bocado de gente e está todo mundo impressionado”, comentou a veterana artista, referindo-se à sessão de fotos para a produção da capa do single e o visualizer. “Essa parceria é como uma transfusão de sangue, porque ela está enxergando o mundo de hoje com outras lentes. É um lance de hierarquia, pois com 50 anos de carreira tenho um bocado de galardão nos ombros, mas o resultado é que ela tem ousadia. Ela é nova, não se intimida com ninguém, e eu sou tímida.

Luana já chega nos ensaios dizendo aos músicos que o tom é esse. Para mim, ela também fala, mas é com toda uma delicadeza. Foi muito bom para todos nós. Nesse momento que o mundo está passando é unir as forças, e cada vez mais, que seja uma corrente, uma mandala, para a gente sobreviver, porque não adianta querer fazer o gol sozinho, porque senão se lasca”, prosseguiu a cantora e compositora.

Veia aorta da cultura

Cátia de França também informou que realizará show no dia 30 deste mês, dentro da programação do Natal na Usina, da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, quando Luana Flores fará uma ponta para cantarem juntas a música ‘Encantarya’. “Esse convite de Dina Faria para eu fazer, em grande estilo, essa apresentação na Energisa virou a veia aorta da cultura da região. E eu falo logo nas participações. Eu não me lembro de ter subido no palco para cantar com Escurinho. Só isso aí, juntando os anos que temos, já dá um rebuliço. E Luana, de repente, presente”.

A novidade no palco será servir de uma verdadeira “tribuna” para lançar algumas das 12 músicas do seu próximo disco, No rasto de Catarina, que foi gravado e mixado na Paraíba e será lançado oficialmente no primeiro semestre de 2024, quando a paraibana completará 77 anos de idade.

“As duas músicas pinçadas para esse show são ‘Em Resposta’, letra de Socorro Lira, e ‘Academia e Lanchonete’, toda minha. Então, é uma graça, é um carinho e um afago que faço para a cidade onde nasci, nesse momento super importante da minha carreira”, afirmou a artista.

Encantarya.jpg
Proposta da nova canção é promover uma imersão nos mistérios da natureza e da vida, mesclando ritmos nordestinos tradicionais com os contemporâneos do mundo - Imagem: Natália di Lorenzo/Divulgação

Luana Flores também falou sobre a participação de Cátia de França na música. “Estou muito emocionada, nossa parceria é a materialização de um sonho. Ao mesmo tempo, parece que essa parceria já existia em outra linha temporal, pois rolou um match muito especial entre eu e Cátia”, frisou ela, que sentiu “a necessidade de regravar e lançar esse single para o mundo de uma forma mágica”.

Flores revelou que a primeira pessoa que pensou em chamar foi a Cátia de França. “Nossa parceria parecia um chamado e, com certeza, o ‘sopro de intuição’ que falo na letra da música pareciam nossos guias espirituais movimentando as energias para que tudo fluísse – e fluiu mesmo, de uma forma muito mágica. É tão lindo isso de conseguir acessar nossas referências musicais, muito feliz com esse presente”, confessou ela.

Luana Flores também convidou para participação na canção ‘Encantarya’ os músicos Cristiano Oliveira (viola) e Daniel Cahon (baixo), dominando o groove no single, sendo ambos membros da banda de Cátia. “Mas, antes de tudo isso, chamei o produtor Ramiro Galas para produzir essa música comigo. Nossa parceria está sendo muito especial e, além de ‘Encantarya’, estaremos juntos na maioria das músicas do meu novo disco que será lançado no próximo ano”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 01 de dezembro de 2023.