Balanço

Grande festa geracional da cultura pop

publicado: 01/08/2023 09h53, última modificação: 01/08/2023 09h53
Em três dias, a primeira edição do Imagineland colocou a Paraíba no mapa das principais convenções ‘nerds’ e ‘geeks’
1 | 3
Eterno Seu Barriga, o mexicano Edgar Vivar teve painéis lotados - Foto: Rafael Passos/Imagineland/Divulgação
2 | 3
Também houve disputa por autógrafos para o quadrinista estadunidense Frank Miller - Foto: Rafael Passos/Imagineland/Divulgação
3 | 3
No evento, Fundação Casa de José Américo oferecia ao público a ‘Gibizeca’ - Foto: FCJA/Divulgação
Imagineland_Domingo30_RafaelPassos-119.JPG
Imagineland_Frank_Miller_sabado29_RafaelPassos-158.JPG
Gibizeca.jpg

por Joel Cavalcanti*

O Imagineland tem compromisso com o que há de mais tecnológico e contemporâneo na cultura pop e que esteja em diálogo direto com os jovens. A presença de influenciadores digitais, dubladores de animações e tantos cosplayers oriundos de diversos quadrinhos deixou isso evidente por onde se passasse pela megaestrutura montada por três dias no Centro de Convenções de João Pessoa. Em um multiverso caótico de tantas referências geek, três idosos – Frank Miller (66), Edgar Vivar (74) e Mauricio de Sousa (87) – foram as principais atrações de um evento que revelou uma nova forma de enxergar a cidade e seus moradores, vista agora pela ótica da força conjunta que tem os nerds paraibanos.

Por essas características, o Imagineland é um evento que acaba discutindo a si mesmo de forma bastante polifônica e por diferentes abordagens. Apoiando a greve de atores e roteiristas desse mercado nos EUA, Julie Caitlin Brown, atriz norte-americana de Star Trek, falou sobre no que tem se transformado o fascínio inicial por filmes de super-heróis que dominam as salas de cinema mundo afora. “Precisamos nos preocupar em fazer não apenas filmes de heróis, mas filmes de heróis com qualidade”, afirmou a artista durante um painel, no qual ela parabenizou os brasileiros pelo seu novo presidente.

“Talvez haja no público um cansaço em relação a filmes de heróis, mas porque ele não quer filmes medíocres. Há uma demanda massiva para histórias de qualidade, e a questão é: como produzir em massa – porque é isso que ocorre – de maneira que essas histórias continuem interessantes?”, acrescentou David Ramsey, ator norte-americano da série Arrow.

Enquanto o poder dos super-heróis na indústria era questionado de um lado, de outro, os gritos das torcidas que lotaram a Arena Gamer demonstrava que essa é uma convenção de crossovers de diferentes mídias, um dos grandes ativos do Imagineland. Foi de lá que a equipe paraibana Jampa garantiu R$ 10 mil ao vencer os potiguares do Sun Heat na final do League of Legends. A mesma quantia foi garantida aos jovens do Jogo de Ouro na disputa do CS:Go. Um tipo de competição que de alguma forma faz parte do mesmo universo do Seu Barriga, que há poucos metros dali, seu intérprete, o mexicano Edgar Vivar, explicava que ele tinha apenas 22 anos quando começou a fazer sucesso com o seriado do Chaves. “A princípio, eu não gostava de ser chamado de Seu Barriga, as pessoas me chamavam assim na rua e não me agradava. Mas acontece sempre quando você fica famoso, virou parte de mim”, explicou Vivar.

O ator e comediante falou ainda sobre a série que está desenvolvendo para a Rede Globo, em conjunto com o ator paraibano Thardelly Lima. “Não posso falar muito, mas é um projeto muito divertido. Nunca ouvi tantas gírias e tantos sotaques diferentes. Para mim, é muito desafiador entender. Estou tendo aulas de português com uma professora pernambucana, mas ainda não entendo muita coisa”, fez graça o eterno Seu Barriga. Enquanto as convenções apresentam as últimas novidades em filmes, séries, jogos eletrônicos e tecnologia, também abrem espaço para homenagear os criadores e artistas que moldaram a cultura pop ao longo dos anos. Nos bastidores, o encontro de Frank Miller com Mauricio de Sousa deu asas à imaginação dos fãs de Batman e da Turma da Mônica. Era o Bairro do Limoeiro de mãos dadas com Gotham City, em João Pessoa.

Uma das atrações do Artists Alley, a Fundação Casa de José Américo oferecia ao público a Gibizeca (com “Z”mesmo, em referência ao Zé Américo), um espaço de arte, brincadeira e conveniência, em mais uma homenagem a Mauricio de Sousa. Sendo apresentado também o projeto Vila do ABC: arte, brincadeira e convivência, com objetivo de fomentar o gosto pela leitura desde criança. Um incentivo que poderia rapidamente ser alternado pelo participante interessado em saber como é trabalhar para as estadunidenses Marvel e DC ou por quem quisesse ouvir as “Vozes do Nordeste”, dentre outras palestras de quadrinhos.

O Imagineland destaca a força nordestina não apenas ao se confirmar como o maior evento do gênero na região, mas por permitir que debaixo de tantas fantasias se percebessem as feições da população local. Essa também foi a tônica do painel com a equipe da série Cangaço Novo, maior investimento da Amazon Prime no Brasil, e que vai levar a história filmada na Paraíba e no Rio Grande do Norte para mais de 200 países a partir do dia 18 de agosto.

Uma convenção de cultura pop é também terreno fértil para toda a ostensividade do marketing empresarial que ali investe. As grandes marcas que patrocinam o evento conseguem se confundir com os produtos da cultura de massas de forma muito mais natural. Mas o maior vencedor do Imagineland parece ter sido mesmo o ser nerd. O último dia de palestras teve a presença do escritor e crítico de cinema Érico Borgo, e ele falou sobre como o nerd foi deixando de ser alvo de preconceito para se tornar uma forma de identificação coletiva de orgulho, além de lucrativa. “A cultura pop completa minha trajetória, eu consigo criar uma cronologia da minha vida pensando no que estava lendo. Quando entendi isso, percebi que não consigo dissociar a cultura pop de quem eu sou”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 01 de agosto de 2023.