Grupo Coro em Canto faz show no Projeto Cambada, em CG

publicado: 28/06/2018 00h05, última modificação: 28/06/2018 07h55
COro em Canto da UFCG

O grupo composto por cinquenta integrantes, dirigido por Lamuel Guerra e é importante elemento de fomento cultural de CG - Foto: Divulgação

tags: projeto cambada , campina grande , show , coro em canto

Guilherme Cabral

A 3ª edição do Projeto Cambada no Cine-Teatro São José, localizado na cidade de Campina Grande, acontece nesta quinta-feira (28), a partir das 20h. A principal atração do evento - realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc, instituição vinculada ao Governo do Estado) - é o grupo Coro em Canto, da Universidade Federal de Campina Grande, que é formado por 50 cantores e dirigido por Lemuel Guerra. Quem vai abrir o show, cuja entrada é gratuita para o público, são os alunos de canto do Projeto de Extensão em Técnica Vocal, que também é da UFCG.

“Vai ser um show bacana. O grupo Coro em Canto já tem o seu público cativo,pois suas apresentações atraem muitas pessoas. Mas eu percebo que os estudantes na faixa etária dos 16, 17 anos de idade que entram sem baliza na universidade. Istoé, eles não conhecem os artistas que possuem obra autoral e alguns grupos da cidade. Por isso, o Projeto Cambada é muito importante porque cumpre a sua função de fazer circular os serviços e bens culturais, além de dar visibilidade, por meio dessa divulgação, mas, principalmente, cumpre a função de formar plateia”, disse para o jornal A União o músico Toninho Borbo, que é diretor de Ação Cultural do Cine-Teatro São José. Ele lembrou que a 1ª edição ocorreu no último mês de abril.

Vinculado à Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAMI) do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal de Campina Grande, o Coro em Canto já realizou diversas peças com orquestra, dentre as destacam-se as seguintes: ‘Carmina Burana’, de Carl Orff; o ‘Requiem’, de Mozart; a ‘Nona Sinfonia’, de Beethoven; ‘Lobgesang’, de Mendelssohn; a ‘Missa a Buenos Aires’, de Martin Palmeri; o ‘Gloria’, de Vivaldi; a ‘Krönungsmesse’, de Mozart; e o ‘Requiem for the Living’, de Dan Forrest. ,  apresentando-se sob a batuta de vários maestros, a exemplo de Mario de Rose, Helena Herrera, Martin Palmeri, Luis Carlos Durier, Laercio Signorelli, Vladimir Silva, Gunnar Silvestre.  Desde 1995, o grupo vem sendo dirigido por Lemuel Guerra e mantém a proposta de atuar como coro-escola, mediante a incorporação anual de novos cantores, entre estudantes, funcionários e professores universitários, assim como profissionais liberais e indivíduos da comunidade em geral.

A atividade do Coro em Canto é baseada em duas premissas básicas. A primeira é a de que todos, em princípio, podem cantar. Partindo desse princípio, os ensaios - ocorrem duas sessões semanais com 2h de duração - se tornam algo mais do que reuniões para aprendizagem de canto. Dessa maneira, os responsáveis pelo grupo acreditam que os desafinados podem deixar de desafinar e que problemas de ritmo de vocalistas podem ser resolvidos por meio da realização de exercícios apropriados. A segunda premissa incorpora a ideia de que os ensaios, transcendendo as séries de vocalizes e o trabalho das peças que compõem o repertório do coro, devem ser, também, “bons momentos de encontro”, no sentido nietzscheano. Ou seja, os ensaios servem tanto para o treinamento da sensibilidade e expressão artística dos cantores quanto como oportunidades para a discussão do mundo atual e das inúmeras preocupações do homem moderno.