Notícias

Guy Joseph comemora seus 70 anos com exposição fotográfica

publicado: 08/05/2018 11h30, última modificação: 08/05/2018 11h30
a_MG_6804.jpg

Exposição terá ainda lançamento e sessão de autógrafos do terceiro livro do artista - Foto: Guy Joseph/Divulgação

tags: guy joseph , instante 70 , fotografia , exposição


As obras do artista plástico e fotógrafo Guy Joseph ficarão em exposição a partir desta terça-feira, 8 de maio, na Estação 
Cabo Branco - Ciência Cultura e Artes, no Altiplano Cabo Branco, abrindo uma série de exposições do seu projeto “Instante 70”, realizado através da Fundação cultural de João Pessoa (Funjope)

Ao completar 70 anos de vida, Guy Joseph comemora a data com uma exposição fotográfica retrospectiva, ao mesmo tempo em que lança mais um livro de fotografia. A exposição é composta de 100 fotografias selecionadas entre as mais representativas obras do portfólio de Guy Joseph, realizadas ao longo de sua carreira. 

O lançamento do terceiro livro do fotógrafo Guy Joseph, cujo projeto gráfico está a cargo do poeta e editor Juca Pontes, será lançado durante o vernissage da exposição fotográfica, e leva o mesmo nome da exposição. Na ocasião, Guy Joseph irá autografar o Livro para os que adquirirem a obra.

A exposição “Instante 70” estará aberta para visitação pública durante os meses de maio e junho. Ela também deverá ser montada em outros pontos da capital paraibana, que ainda estão sendo definidos.

Como atrativo extra da expo “Instante 70” será exibido um documentário em vídeo que conta, através de depoimentos de inúmeros personagens da vida intelectual paraibana, como é ter uma mente criativa e produtiva após os 50 anos de vida. A grande maioria dos depoimentos reflete uma nova visão dos que souberam alcançar a idade avançada com otimismo e inteligência. O videodocumentário está sendo produzido pelo videomaker e fotógrafo Hélio Costa.

O título “Instante 70”, que dá nome tanto à exposição como ao livro, foi  inspirado no “momento decisivo” apregoado pelo fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson, que dizia que todo fotógrafo teria (pelo menos uma vez na vida) a oportunidade única de presenciar um fato que só ele viu e pôde fotografar. “Instante 70” é um retrospecto, um balanço artístico-filosófico e ponto de partida para uma nova etapa na carreira do veterano fotógrafo paraibano.

Sobre o artista:

Exposição é composta de 100 fotografias selecionadas entre as mais representativas da carreira de Guy JosephGuy Joseph começou a sua carreira aos 22 anos, quando se mudou para o Rio de Janeiro e teve como primeiras inspirações a cidade.

Ao retornar para a Paraíba participou de diversos projetos, ganhou concursos e prêmios. Em 1981, foi o vencedor do concurso de escolha da logomarca da A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Em 1999, ganhou mais um concurso público, desta vez, para a logomarca do Folia de Rua, que permanece a mesma até hoje. Além disso, foi homenageado pelo jornalista Abelardo Jurema com o recebimento do  troféu Heitor Falcão.

Em 2006, nasceu uma das suas principais obras: o livro “Terra da Gente da Paraíba”, com fotografias de lugares até então pouco conhecidos da Paraíba. Durante três anos de expedição para a elaboração do livro, Guy Joseph fotografou cerca de 150 municípios do Estado. O livro com as principais belezas da Paraíba chegou a mais de 15 países.

Em 2011, lançou o seu segundo livro. Dessa vez, dedicado à cidade de Bananeiras, onde morou por cinco anos. O livro “Bananeiras - Recortes” foi realizado com fotos dos lugares mais representativos da cidade.