teatro

Humor que saiu do Ceará para Paris

publicado: 27/06/2024 09h14, última modificação: 27/06/2024 09h14
Residente da capital francesa, o cearense Max Petterson apresenta seu show solo hoje, no Teatro Paulo Pontes
MaxP0560.jpg

O humorista fez sucesso na internet com vídeos em que falava de maneira bem humorada sobre seu cotidiano na França | Foto: Renan Pinheiro/ Divulgação

por Esmejoano Lincol*

Apesar de ter nascido na terra da “vaia cearense”, o ator e humorista Max Petterson merece nossos aplausos. Radicado na França há alguns anos, onde estuda teatro, ele ficou famoso na internet por mostrar de forma divertida o seu dia a dia em Paris e o choque cultural com os costumes europeus. Hoje, ele se divide entre a capital francesa e o Brasil, para onde viaja quando precisa cumprir compromissos profissionais e visitar a família. Ele chega a João Pessoa hoje para apresentar, às 20h, o show de humor Bôcu Bonjour, com histórias de sua vida e interação com a plateia: será no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural.

Nascido no município de Farias Brito, ao sul do Ceará, o então menino Max Petterson sonhava em ser cantor. “Mas depois de um tempo eu fui entendendo que, se eu fosse cantor, as coisas não iam dar muito certo para mim (risos). Permaneceu, ainda, a vontade de ser visto, de ter uma plateia”, recorda Max. Em contato com grupos de teatro amador de sua cidade natal, ele enveredou pelo drama, paixão que, anos mais tarde, viraria ofício.

Hoje ator em formação, ele conta que seu interesse pelo teatro sempre foi aceito pela família e pelos amigos, não encontrando obstáculos para seguir carreira nesse campo. “Acredito que o principal motivo para esse apoio foi o fato de que eles acreditavam muito em mim, no meu potencial e no meu talento. Eu tenho muito a agradecer, porque isso foi essencial para que eu pudesse seguir o meu sonho”, conta.

O incentivo para morar na Europa também partiu de fora. Um professor sugeriu que Max encaminhasse um e-mail para a Universidade de Paris-VIII, pedindo uma vaga. Depois de algumas conversas, ele conseguiu lugar para estudar na França. “Passei 10 meses estudando a língua antes de me mudar, fiz algumas aulas e tentei me preparar o máximo possível para quando fosse chegar ao país. Mas só fui aprender 100% mesmo quando me mudei para lá e passei a conviver com outros franceses”, relata o ator.

MAX PETTERSON
- Hoje, às 20h, no Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural, R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa)
- Ingressos: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia), antecipados na Sympla.
- Classificação indicativa: não informada.

O jeito engraçado com que falava de seu cotidiano em vídeos que viralizaram na internet o tornaram conhecido junto ao público — hoje são 1,3 milhão de seguidores no Instagram e outros 500 mil inscritos em seu canal no YouTube. Essa visibilidade lhe abriu portas. Em 2019, surgiu o convite para abrir o show de comédia stand up que o humorista Whindersson Nunes faria em Paris naquele ano.

O sucesso da experiência o impulsionou para que ele mesmo criasse seu espetáculo de humor que viaja o Brasil desde 2022, cartaz de hoje no Paulo Pontes. Apesar de ter surgido como número de abertura de um show de stand up, ele não gosta de definir sua apresentação assim. “Eu conto histórias da minha vida, trazendo vários elementos do teatro e da encenação, justamente para sair um pouco daquela dinâmica de banquinho e microfone, com a minha assinatura. Para ser sincero, nem piada eu faço, o povo só acha graça porque quer”, explica, rindo.

Pouco tempo depois, surgiu o convite para atuar em filmes e séries nacionais, a exemplo de Bem-Vinda a Quixeramobim e Cine Holliúdy, ambos projetos do diretor cearense Halder Gomes. E os projetos não param. “No final do ano, lanço o filme As Aparências Enganam, um projeto da Disney filmado no Ceará em que trabalhei como ator. Também estou trabalhando em novidades para a minha coleção de roupas, a Espilicute, que mescla o universo fashion de Paris com as referências do Ceará”, finalizou Max.

Através do link, acesse o site de venda de ingressos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de junho de 2024.