Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Humor: Zé Lezin volta a capital com ‘Matuto Moderno’

Notícias

Humor: Zé Lezin volta a capital com ‘Matuto Moderno’

Nairon Barreto mostra novas anedotas em show que apresenta hoje e amanhã, no Teatro Paulo Pontes, na capital paraibana

por publicado: 13/05/2022 09h09 última modificação: 13/05/2022 09h09
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Guilherme Cabral*

Anedotas inéditas e as melhores piadas integram o repertório do novo espetáculo O Matuto Moderno, que o humorista paraibano Nairon Barreto – mais conhecido pelo personagem Zé Lezin – apresenta hoje e amanhã, sempre a partir das 20h, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, marcando seu retorno a cidade de João Pessoa depois do hiato por conta da crise sanitária.

Os ingressos podem ser adquiridos aos preços de R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia), ou então antecipadamente, através do site do Sympla. A classificação indicativa é de 14 anos de idade. A produção seguirá todos os protocolos de segurança de prevenção à pandemia da Covid-19, inclusive o uso obrigatório e correto de máscara.

Ao longo de 80 minutos, que é o tempo previsto para a duração do show, Nairon Barreto, que se considera mais um contador de “causos” do que um piadista convencional, vai apresentar novas anedotas, narrando as histórias que colheu durante a pandemia, além também de abordar temas da atualidade, porém sempre de forma bem humorada e com leveza, que são características do seu trabalho artístico. A plateia terá oportunidade de ouvir, no show, as melhores piadas e causos da longa caminhada desse “matuto”, cujo humor típico do sertanejo, oriundo das cidades do interior nordestino, ainda é a maior referência para o artista.

Considerado um dos maiores recordistas de público na região Nordeste, o sucesso de Nairon Barreto pelo Brasil se explica pelo fato de cativar a plateia com seu jeito simples de contar e brincar com as situações cotidianas da vida, retratando em seus personagens, fatos e estórias que se parecem com qualquer um que estiver lhe assistindo, arrancando risadas por conta de sua performance no palco.

O artista natural de Patos, no Alto Sertão paraibano, é formado em Comunicação Social e Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mas sempre gostou de fazer os outros rirem. E foi no ambiente acadêmico, em um grupo de dança folclórica, em cujas apresentações recitava, entre um número e outro, poesia de literatura de cordel e contava piadas, que iniciou sua carreira humorística, que agora completa 37 anos de atividades.

Com seu talento, Nairon Barreto passou a ocupar os palcos e, a partir de 1998, ele levou seu personagem Zé Lezin para o Brasil, começando pela Escolinha do Professor Raimundo, considerada um clássico do humor, idealizada por Chico Anysio e exibida pela Rede Globo. Posteriormente, participou do Show do Tom, na Record TV, apresentado por Tom Cavalcante. Em 2004, o humorista paraibano conduziu, aos domingos, o programa A Bodega do Zé, na TV Guararapes, em Recife. Também gravou 10 DVDs dos seus espetáculos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 13 de maio de 2022

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41