‘Seis e Meia’

Isabella Taviani faz shows na Paraíba

publicado: 05/10/2023 09h14, última modificação: 05/10/2023 09h14
Hoje, em João Pessoa, e amanhã, em Campina Grande, cantora carioca traz a turnê dos 20 anos de carreira

por Da Redação*

Isabella-Taviani-Foto-3-Vinicius-Mochizuki.jpg
Para o show intimista, no estilo voz e violão, a artista mescla novas canções com repertório de sucesso, como ‘Digitais’, ‘Último Grão’, ‘A canção que faltava’, ‘Luxúria’, dentre outras - Foto: Vinícius Mochizuki/Divulgação

A liberdade de um show intimista, do tipo boêmio, é o mote das apresentações que a cantora e compositora carioca Isabella Taviani fará na Paraíba. Celebrando os seus 20 anos de carreira na música, a artista está trazendo a turnê Isabella Taviani: voz e violão, iniciada em julho deste ano, para o projeto Seis e Meia.

Hoje, o show acontecerá na capital paraibana, no palco do Teatro Paulo Pontes, nas dependências do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 18h30. A abertura ficará por conta do músico paraibano André Morais. Amanhã, a apresentação será no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, também às 18h30. A classificação indicativa é 12 anos e os ingressos dos dois shows podem ser adquiridos através da plataforma do Outgo (outgo.com.br), que possui taxas extras administrativas. Os valores são R$ 120 (inteira), R$ 60 (meia) e R$ 90 (ingresso solidário mediante doação de 1Kg de alimento não perecível).

No formato voz e violão, a cantora interpretará músicas de seu repertório, como ‘Digitais’, ‘Diga sim pra mim’, ‘Último Grão’, ‘A canção que faltava’, ‘Luxúria’, dentre outras, além de canções do seu mais recente álbum, A máquina do tempo (IT Produções), e o seu novo single, ‘Repito’, lançado no ano passado.

“Gosto muito do formato voz e violão porque me dá liberdade e me lembra o início da minha carreira, quando cantava nos bares. Foi dessa forma que sempre me conectei com plateias diversas, fico ainda mais próxima às pessoas – é um show com minha voz e um violão. É a artista, suas canções e a conexão que tem com o seu público. E tem sido incrível”, resumiu Isabella Taviani.

Ela faz uma reflexão sobre suas duas décadas de trajetória, como um encontro com Paulinho Moska, em 2003, época em que começou a gravar e lançou seu primeiro álbum, Isabella Taviani, pela Greensongs. “Fazer sucesso no início de carreira e explodir com algumas canções é uma coisa. Mas permanecer e se tornar uma artista ativa, tendo um grande número de fãs e casas noturnas cheias, é outra. E isso tem um valor inestimável pra mim. Acho que, em 20 anos, eu amadureci. As críticas não me incomodam como no passado. Hoje, o mais importante é manter a conexão que eu tenho com o público, conseguir me renovar artisticamente e permanecer fiel àquilo que eu sempre tive desde o início da carreira, que é a minha verdade. Com ela eu canto, componho, me apresento e me conecto com meus fãs”, explicou Taviani.

A artista carioca começou a cantar nos primeiros bares, aos 18 anos. As composições próprias surgiram no final dos anos 1990, em um clima de incertezas e do fim de um relacionamento de 15 anos. Ela sentiu a necessidade de expressar seus sentimentos, através das composições. Embora sempre tenha composto músicas pensando em suas vivências e histórias, Isabella Taviani não imaginava que a identificação por parte deste público LGBTQIAPN+ fosse tão grande.

‘’Achei muito interessante porque muitas pessoas estavam ali me aplaudindo e ao meu trabalho, e teve uma menina que falou: ‘Meu Deus que mulher é essa, que cantora maravilhosa é essa que eu não conhecia?’, ao que uma outra respondeu: ‘Amore, é a Isabella Taviani, foi a primeira a cantar o universo lésbico da forma mais incrível do mundo. Ela que me abriu os olhos para meus sentimentos, onde eu realmente me situava, o que eu queria da minha vida. Ela foi tipo o mito sexual de um monte de lésbicas’”, contou ela.

A cantora e compositora é responsável por diversos sucessos acompanhados pela teledramaturgia brasileira recente, a exemplo de ‘A canção que faltava’ (trilha sonora da novela Flor do Caribe), ‘Presente-Passado’ (trilha da novela Viver a Vida), ‘Luxúria’ (trilha da novela Os Sete Pecados), e ainda as releituras ‘Ária Paulistana’ (trilha da série Um só coração), ‘Viramundo’ (trilha da minissérie Amazônia), ‘Sob Medida’ (da novela Caminho das Índias) e ‘Close To You’ (presente na novela Haja Coração).

Com um pé no Nordeste – filha de mãe pianista, nascida na Bahia, e pai potiguar –, Isabella Taviani tem formação em canto lírico, mas sempre soube que o seu caminho era a MPB. A artista carioca se prepara para lançar um single e uma session de áudio e vídeo, ambos ainda neste ano.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 05 de outubro de 2023.