Notícias

Jornalista e poeta Linaldo Guedes lança blogs literários

publicado: 07/01/2017 00h05, última modificação: 07/01/2017 08h18
foto.jpg

O jornalista Linaldo Guedes é natural de Cajazeiras, mas radicado em João Pessoa desde 1979 - Foto: Divulgação

tags: linaldo guedes , lançamento de blogs


Rodolfo Amorim - Especial para A União

Com versos sutis e viscerais, o poeta e jornalista Linaldo Guedes lançou dois blogs, e o objetivo é registrar sua produção poética e o acervo de críticas que fez para livros, e enquanto atuava na imprensa. Não é a primeira vez que o poeta opta por um espaço virtual para disseminar a sua poesia. No ano de 2004, ele criou o “Zumbi escutando blues”, onde publicava poemas, artigos e matérias que fazia para jornais e coisas do cotidiano. Mais de dez anos depois, o escritor desativou o blog, devido ao advento de redes sociais como Twitter e Facebook. Agora, diante da necessidade de um espaço para disseminar a poesia, Linaldo resolveu retomar a divulgação na internet.

A elaboração dos dois blogs se deu quando ele sentiu a necessidade de disponibilizar, na internet, sua produção literária. No entanto, o poeta acreditou que tudo em apenas um blog, poderia se tornar misturado e confuso para o leitor, por isso criou os dois simultaneamente. No “Poeta Linaldo Guedes” estão disponibilizados todos os poemas que o poeta publicou nos seus quatro livros de poemas, além dos prefácios de cada um dos livros assinados por William Costa, Delmo Montenegro, Antônio Mariano e Adriane Garcia.

Já em “Conversando sobre Linaldo Guedes”, foi disponibilizado sua herança crítica. Com layout simples, semelhante ao outro, o blog permite uma proximidade ao poeta, além de conter fotos que ilustram as publicações. Nele, estão mais de 70 textos, entre artigos, resenhas, ensaios sobre a poesia, além de matérias sobre suas obras e entrevistas concedidas ao longo de 27 anos de atividade literária. Nas páginas, ainda pode ser encontrado um pequeno perfil literário de Linaldo, além dos endereços das redes sociais, do canal no Youtube, e-mail e dos sites onde são vendidos seus livros.

Para o jornalista e poeta, os sites pessoais podem ser considerados como um “livro virtual” para propagação dos seus versos: “Nestes tempos, com a disseminação dos e-books, acredito que facilita mais ainda. Além disso, livro de poesia ainda vende pouco no Brasil. Os blogs funcionam, assim, como forma de democratizar o acesso do leitor às produções literárias”, contou.

A inspiração, aos olhos do poeta, nem sempre aparece do nada, mas quando surge, ajuda efetivamente na arte da escrita. Linaldo explicou que disciplina é fundamental para traçar as letras: “Quando falo de disciplina, não falo apenas na hora do ato em si de escrever. Incluo aí leituras que fazemos de outras obras literárias e de outros poetas. Na hora de escrever, a partir do momento que defino o tema do poema, recorro muito ao dicionários para encontrar a palavra exata na construção do texto”, revelou.

Sobre o cenário literário na Paraíba, Linaldo Guedes disse que temos muitos bons autores, tanto na prosa, quanto na poesia, e lembra que alguns até conseguiram bons espaços também fora da Paraíba. Porém, segundo ele, há uma carência de mais leitores interessados na produção contemporânea paraibana. Além disso, as poucas editoras locais não procuram criar condições para edições de livros para os jovens autores, que têm que recorrer às editoras nacionais.

Linaldo Guedes permeia entre a linearidade de seus poemas, os amores e ódios, o sexo e suas metáforas, o ritmo, memórias, erotismo e estética. Ele revela, através da poética, sua maneira de enxergar a vida: “Poesia é antes de tudo uma forma diferente de olhar para a vida, para o mundo. Infelizmente, vivemos um mundo hoje de muitos poetas e pouca poesia. Fica difícil de ela interferir na vida das pessoas. Isso é uma utopia, o que é lamentável”.

Vida e trabalho

Linaldo Guedes é jornalista e poeta. Nasceu em Cajazeiras, mas desde 1979 é radicado em João Pessoa, capital da Paraíba. Como jornalista, atuou nos principais órgãos de comunicação da Paraíba e foi editor do suplemento literário Correio das Artes por seis anos. Hoje, compõe, novamente, a equipe do Correio das Artes, pelo Jornal A União. Tem Licenciatura em Letras e atualmente é mestrando em Ciências da Religião, na Universidade Federal da Paraíba, com pesquisa sobre a influência do Budismo na obra de Augusto dos Anjos.

Obras

O escritor já lançou quatro livros de poesia: “Os zumbis também escutam blues e outros poemas” (A União/Texto Arte Editora, 1998), “Intervalo Lírico” (Editora Dinâmica, 2005), “Metáforas para um duelo no Sertão” (Editora Patuá, 2012) e “Tara e outros Otimismos” (Editora Patuá, 2016). Lançou, ainda, “Singular e Plural na poesia de Augusto dos Anjos” (Editora A União, 2000).

Co-organizou os livros “Diálogos” (entrevistas com escritores brasileiros publicadas no Correio das Artes- Editora Aboio/A União, 2004) e as coletâneas de contos e poesia dos 50 anos do Correio das Artes (Editoras A União e Universitária/UFPB, 1999). Em 2015, lançou “Receitas de como se tornar um bom escritor”, pela Chiado Editora, de Portugal. Participou, com textos e poemas, de mais de duas vezenas de livros em todo o país.