Notícias

Jornalista lança livro sobre o Liceu Paraibano na FCJA

publicado: 04/10/2019 10h02, última modificação: 04/10/2019 10h02
fc2b7864-7aaf-4b5e-b738-cccc4ec643ed.jpeg

- Foto: - Divulgação

tags: Josélio Carneiro , liceu paraibano , livro


O jornalista e pesquisador Josélio Carneiro lança o livro “Lyceu Parahybano – berço da cultura e do jornalismo”, na próxima terça-feira (8), às 19h, na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa. A obra, com 70 páginas, destaca a importância da escola de relevante simbologia à educação, cultura e jornalismo da Paraíba.

Segundo o autor, aquela considerada a mais tradicional escola pública de nosso estado completou 183 anos, em 24 março passado. O educandário foi criado no ano 1836. O trabalho jornalístico de Josélio Carneiro registra tópicos da trajetória do Liceu narrada na ampla pesquisa do professor e historiador José Rafael de Menezes, intitulada História do Lyceu Parahybano, livro publicado em 1983 pela Editora da Universidade Federal da Paraíba.

“Essa reportagem objetiva resgatar fragmentos da história do Liceu despertar na atual geração de alunos e futuras gerações o sentimento de orgulho da escola berço da cultura, do jornalismo e da intelectualidade”, pontua Josélio.

03_10_19 Jornalista lança livro sobre o Lyceu na FCJA (2).jpgNo primeiro capítulo constam depoimentos dos ex-alunos: Celso Furtado, Martinho Moreira Franco, Zezita Matos, Elba Ramalho, Flávio Tavares, Paulo Melo, Biu Ramos, Carlos Pereira de Carvalho, José Octávio de Arruda Mello, Walter Santos, e Maria Ângela Sitônio Wanderley. Há ainda registros sobre Augusto dos Anjos (aluno e professor), Ascendino Leite, Humberto Lucena, Alaíde Chianca.

No Liceu também estudaram jovens que, décadas depois, se tornariam governadores da Paraíba a exemplo de: João Pessoa, Ernani Sátyro, Ruy Carneiro, José Américo de Almeida, João Agripino, Wilson Braga, Antônio Mariz, Cícero Lucena. Já Tarcísio de Miranda Burity, foi professor do Liceu.

Outros livros - Na ocasião do lançamento estarão disponíveis mais três livros publicados por Josélio Carneiro: Paraíba Governos em Cena; A União - Escola de Jornalismo e Rádio Tabajara - Patrimônio Cultural da Paraíba. As quatro obras serão vendidas por apenas R$ 10,00 cada. A jornalista e diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, fará a apresentação dos livros sobre A União e Rádio Tabajara.