O pesquisador pessoense José Octávio de Arruda Mello faz outra incursão em um universo que lhe é muito familiar em uma nova edição do livro Nova História da Paraíba – Das Origens aos Tempos Atuais, desta vez pelo selo Tamarindo, da Livraria do Luiz. O lançamento será amanhã, às 17h, na sede da Academia Paraibana de Letras (APL), no Centro da capital, como parte da programação do Congresso Brasileiro das Academias Estaduais de Letras, cujos trabalhos abrem hoje, em João Pessoa. Esse evento acontece paralelamente à Festa Literária do Extremo Oriental (Flor), que também oferece uma programação extensa. Ambas as iniciativas tem entrada franca e seguem até domingo (26).
A nova versão estende o relato do historiador por meio de um capítulo extra, redigido em parceria com o colega Luiz Augusto Paiva – essa adição compreende os anos de 2017 a 2023 (a primeira edição foi finalizada em 2016). “O governador João Azevêdo ainda não aparecia, porque sua candidatura ao estado surgiu pouco tempo depois. Esse subtítulo é retirado da historiografia soviética, porque a gente ficou estudando a história através daquela linha quadripartite, antiga, média, moderna e contemporânea. Os soviéticos incluíram essa quinta categoria, os tempos atuais. Fica estranho chamar 1930 de ‘contemporâneo’”, afirma.
Além da atualização histórica do texto, a alteração mais notável nesta edição, foi, segundo o pesquisador, a mudança de ênfase do livro, que tornou-se mais cultural. A razão para esta mudança de paradigma foi a conclusão de que os setores das letras e das artes foram e continuam sendo os mais dinâmicos, sustenta José Octávio.
“A Paraíba produz muito, lançamos muitos livros. E o cinema também é forte. Demonstro também a parte jornalística. Ressaltei muito A União, porque houve uma coisa lamentável nesse período: o fechamento de jornais, como O Norte, Correio da Paraíba e o Diário da Borborema”, declara.
A abertura do Congresso Brasileiro das Academias Estaduais de Letras será hoje, às 18h, no Centro Cultural São Francisco, no Centro da cidade. O governador João Azevêdo recebe o título de sócio honorário da Academia Paraibana de Letras (APL), comenda aceita por um representante.
Amanhã, na APL, além de José Octávio, outros autores trarão a público suas obras, a partir das 17h: Literatura do Rio Grande do Norte – Antologia, de Constância Lima Duarte e Diva Maria Cunha Ferreira de Macedo; José Lins do Rêgo – Menino de Engenho: Uma Análise Sociológica e José Lins do Rêgo: Dois Estudos, ambos de Eitel Santiago de Brito Pereira.
A Festa Literária do Extremo Oriental (Flor) também dá início à sua primeira edição hoje, no Centro Cultural São Francisco, mas às 19h, com show de Renata Arruda e Juzé, acompanhados da Banda 5 de Agosto. A iniciativa toma espaços diversos de João Pessoa, divididos por segmentos.
Os destaques ficam com as participações do ator Matheus Nachtergaele (no sábado, 25, a partir das 10h30, na Praça Dom Adauto); e da historiadora Mary Del Priore, que autografa Uma História da Velhice (no mesmo dia, às 17h45, na APL). Delm Priore integra ainda a grade do Congresso de Academias (sexta-feira, a partir das 14h, na APL).
Programação: Hoje e amanhã
HOJE
Centro Cultural São Francisco
- 18h – Solenidade de abertura do Congresso Brasileiro das Academias Estaduais de Letras.
- 19h – Música: Renata Arruda e Juzé com Banda 5 de Agosto.
AMANHÃ
Academia Paraibana de Letras
- 8h30 às 12h – Fórum Brasileiro das Academias Estaduais de Letras (FaleBR);
– Comunicações: Arquivo Afonso Pereira, com Sales Gaudêncio; Revista Continente, com Mário Hélio; Debate sobre a importância das Academias de Letras na formação cultural, com Joaquim Falcão.
- 14h às 18h30 – Painéis: Ariano Suassuna, por Ângela Bezerra de Castro; José Américo de Almeida, por Hildeberto Barbosa Filho; José Lins do Rego, por Maria das Graças Paiva Santiago;
– Debate: com Mary Del Priore;
– Lançamentos de livros.
Casarão 34
- 9h – Declamação: Arnaldo Mendes Leite e Bento Junior.
- 9h40 – Oficina: Xilogravura, com Josafá de Orós.
- 14h – Declamação: Chico Mulungue e Thiago Alves.
Rua Duque de Caxias
- 16h – Infantil: Nara Limeira.
- 17h – Infantil: Luís Felipe e Roberto.
Praça Dom Adauto
- 16h – Música: Maria Sem Vergonha.
- 20h30 – Música: Titá Moura.
- 21h30 – Música: Beto Brito.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de Outubro de 2025.