Guilherme Cabral
Neste sábado, 7 de abril, é o Dia do Jornalista. E, para celebrar a data, o jornalista e pesquisador Josélio Carneiro lança, a partir das 18h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE), localizado na cidade de João Pessoa, o livro intitulado A União Escola de Jornalismo. A obra - a quarta - foi organizada pelo autor, tem 368 páginas que contém uma coletânea de depoimentos de 120 jornalistas, profissionais de diversas gerações que já atuaram - ou que estão, agora, em atividade - no histórico jornal diário, o quarto mais antigo em circulação na América Latina, fundado pelo então presidente da Paraíba, Álvaro Machado, em 2 de fevereiro de 1893, com 125 anos de existência e que, desde o mês de julho do ano passado, por meio da Lei 10.937, de autoria do deputado estadual João Bosco Carneiro Júnior, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), também é reconhecido como Patrimônio Cultural da Paraíba. A programação do evento, denominado de “Cores, Letras e Sons”, ainda inclui o lançamento do livro Nós, do poeta e repentista Oliveira de Panelas, exposição da artista plástica Karina Monteiro e show da cantora Jailma Santos, que é mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
“O livro tem um diferencial em relação aos demais livros sobre a história do jornal, porque é a trajetória de cada um dos personagens, que já escreveram, ou ainda estão, algumas páginas da história do jornal. E, embora seja um jornal centenário, está sintonizado com as novas tecnologias e continua, mais do que nunca, uma verdadeira Escola de Jornalismo para estudantes, futuros profissionais”, confessou Josélio Carneiro, durante entrevista para A União. Na ocasião do lançamento, a obra - cuja capa e a arte são assinadas por Naudimison Ricarte - vai custar R$ 30. E posteriormente, nas livrarias, o valor será de R$ 50. Ele já organizou e lançou as seguintes obras: Tabajara 65 Anos: A Rádio da Paraíba (2002), Paraíba: Governos em Cena (2016), ambos publicados por A União Editora, e a edição atualizada e ampliada de Rádio Tabajara: Patrimônio Cultural da Paraíba (Gráfica JB, 2017).
A União Escola de Jornalismo possui oito capítulos, os quais abrangem dos anos 1940 até 2017. “Considero uma obra inovadora, porque a gente reuniu depoimentos de alunos e de jornalistas profissionais, uns mais experientes, cada um com sua respectiva foto. Inicia com Carlos Romero, que atua no jornal desde os anos 1940, de quem escolhi a crônica intitulada Esquecer também é bom, publicada no dia 7 de novembro de 2017. Eu convidei pessoalmente, por telefone, e-mail e Facebook para que participassem e tive a felicidade de ter 99% dos convites atendidos. No final do livro há uma parte iconográfica, contendo fotos preto & branco e coloridas”, confessou Josélio Carneiro.
A programação do evento ainda inclui uma homenagem aos profissionais de imprensa, pelo transcurso do Dia do Jornalista. E, também, o lançamento de Nós, o 18º livro do cantador Oliveira de Panelas, que se apresentará para o público, na ocasião. O Prefácio da obra, que o autor conclui com uma Carta da Terra para a Humanidade, é assinado por Leonardo Boff, tem 303 páginas e a capa é criação do poeta e cineasta Marco Di Aurélio. Na noite de hoje ainda haverá apresentação da jovem cantora Jailma Santos, 23 anos, que, acompanhada de banda, interpretará um repertório de MPB. A propósito, em 2013, ela representou a Paraíba nos Estados Unidos, onde passou três semanas por meio do Programa Jovens Embaixadores, um intercâmbio cultural através da Rede Estadual de Ensino. E, depois, a artista plástica paraibana Karina Monteiro abrirá exposição de pinturas, cujas características são as cores em tonalidades fortes, vibrantes e marcantes.