Notícias

Juca Pontes e Flávio Tavares lançam livro em Intermares

publicado: 06/04/2018 00h05, última modificação: 05/04/2018 21h45
Lançamento

O poeta Juca Pontes e o artista plástico Flávio Tavares são os autores da obra intitulada ‘Mar do Olhar’ - Foto: Antônio David

tags: juca pontes , flávio tavares , livros , lançamento , intermares


Linaldo Guedes

O Buarque-se Café com Arte, um dos lugares mais charmosos do mundo intelectual da Grande João Pessoa, recebe nesta sexta-feira (6) a poesia de Juca Pontes e a arte de Flávio Tavares, responsáveis pela obra “Mar do olhar”, lançada em dezembro do ano passado. De quebra, apresenta, ainda, recital com o duo Los Dos de La Mancha e sarau literário com o grupo Evocare, que fará releitura de poemas do livro. O evento, que conta com o apoio cultural da confraria Sol das Letras, da Livraria do Luiz, das editoras MVC e Forma e dos projetos Divulga Escritor e Agenda Viva, tem entrada franca e começa às 19 horas.

“Mar do olhar” é um encontro entre os infinitos itinerários da palavra e a força da imagem. O poeta Juca Pontes e o artista plástico Flávio Tavares redescobrem o exercício de sua arte no cenário afetuoso e bucólico do Centro Histórico da cidade de Filipeia de Nossa Senhora das Neves. É o segundo livro da trilogia iniciada em 2013, com “Ciclo vegetal”. A obra, segundo Juca Pontes, expressa e revela a convivência dos dois artistas com inúmeras tonalidades do azul encontradas pelas prateadas espumas que crescem e se movimentam ao redor do belíssimo Litoral paraibano. Juca constrói uma espécie de viagem memorialista perpassando por lugares que conheceu e viveu na Paraíba usando o rio e o mar como fios condutores.

Flávio Tavares é neto e filho de artistas. Seu avô paterno, Pedro Damião, era um notável fotógrafo, e seu pai, Arnaldo, além de renomado médico, dedicava-se, nas horas vagas, ao desenho, a bico-de-pena, tendo ilustrado diversos livros e, ao longo de décadas, produzido centenas de vinhetas para jornais do Estado. Hoje, Flávio é um nome reconhecido internacionalmente, com exposições em diversos países do mundo. É membro da Academia Paraibana de Letras.

O Los Dos de La Mancha é um grupo formado por Mihaela Cláudia e Bruno Marinheiro. Tem esse nome em homenagem ao utópico Dom Quixote e seu escudeiro Sancho Pança, que viviam no embate entre perseguir seus ideais e os seus entrechoques com a realidade das coisas. A ideia do duo é transitar entre a música de concerto e a música popular, buscando explorar as possibilidades de seus instrumentos, tanto em termos de técnicas, sonoridades, para, através do seu repertório, estabelecer uma comunicação rica e ao mesmo tempo acessível com o público.

O Poética Evocarre é coordenado pela professora Marineuma de Oliveira. Nasceu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem por missão despertar nas pessoas o olhar poético, fazendo intervenções em eventos artísticos e acadêmicos. Já há algum tempo, o grupo ultrapassou os muros universitários e foi encontrar a comunidade. O Poética Evocare utiliza a poesia não apenas como meio criativo, mas, também como recurso terapêutico. A poesia como método de resgate de vidas e alívio de tensões do dia a dia.

O Buarque-se Café fica localizado em Intermares, no município de Cabedelo, e mais que uma casa de chá e café se transformou num point da intelectualidade paraibana, com exposições permanentes, saraus e lançamentos de livros. A casa é administrada por José Alex Oliveira e Fagner Costa.