Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Lívia Mattos estreia em disco com participação de Chico César

Lívia Mattos estreia em disco com participação de Chico César

por publicado: 23/12/2017 23h05 última modificação: 23/12/2017 23h02
Tiago Lima Disco de estreia da artista traz desde as serestas aos bailes caribenhos, além de ritmos nordestinos

Linaldo Guedes

Artista que acompanha o cantor Chico César em shows pelo Brasil e pelo exterior, a cantora Lívia Mattos lança agora o seu primeiro disco no mercado. E já chega referendada por grandes talentos. Produzido por Alê Siqueira, o álbum traz dez canções, gravadas entre as cidades de São Paulo e Salvador. Chico César, Loic Cordeone, Toninho Ferragutti e o pernambucano Zé Manoel estão entre os convidados da artista baiana.

Em seu disco de estreia, Lívia, que é sanfoneira, cantora e compositora, transita por diferentes influências. Das serestas aos bailes caribenhos, passando pelos ritmos nordestinos e com fortes marcas circenses, 'Vinha da Ida' (Natura Musical- 2017) reflete as andanças e os encontros musicais de Lívia.

O músico, educador e arranjador Letieres Leite diz que depois de anos de experimentação Brasil afora, Lívia Mattos inicia - de fato - a sua trajetória fonográfica com o pé direito. Com trajetória peculiar, Lívia Mattos vem construindo o seu caminho na música de forma sólida e diversa: como sanfoneira da banda de Chico César; circulando com seu trabalho autoral em festivais como 'Akorden Festival Wien', na Áustria, e 'Accordions Around The Wolrd', em Nova Iorque; como solista convidada da Orquestra Sinfônica da Bahia; como participante selecionada pelo programa OneBeat, nos EUA; com experiências de shows em grandes festas de rua, como Carnaval e São João; além da vasta experiência de criação da interface música/cena.

'’Vinha da Ida' é o retrato fonográfico do estradar dessa artista, que tem circulado como acordeonista, cantora e circense. Encontrou no produtor Alê Siqueira o parceiro ideal para produzir o disco, valorizando as construções advindas de seus trânsitos sonoros. É um disco de canção e de sonoridades, que coloca acordeom num lugar outro, de busca infinita, através de motes, riffs (progressão de acordes, intervalos ou notas) e cadências que inspiram a criação, a composição”, comenta Letieres.

O álbum é composto por dez canções autorais, sendo duas em parceria com o acordeonista franco-português Loïc Cordeone - que participa da faixa 'Vou lá' - e uma com o guitarrista Jurandir Santana - que fez a direção musical das faixas trabalhadas com músicos na Bahia. Participam também do disco artistas que fizeram parte da caminhada da sanfoneira: Chico César, com quem continua tocando; Toninho Ferragutti, amigo e mestre; e Zé Manoel, que foi sua aproximação mais forte recentemente, com o qual montou um show conjunto. “Toda gestualidade e espontaneidade desaguou num resultado original, que mostra a contemporaneidade da música brasileira, sem se sustentar em recursos eletrônicos. É o cancioneiro vivo, pulsante, híbrido, com identidade maturada nos anos de estrada, sem perder o frescor”, acrescenta.

Lívia Mattos começou a sua carreira artística no circo, onde despertou o interesse pelo acordeom como recurso cênico. A partir de então incursionou no meio musical, em bandas e espetáculos, dando início, em 2008, ao seu trabalho solo. Estreou em palcos soteropolitanos, seguindo por shows em São Paulo, através de diversos projetos e espaços, como o Prata da Casa, no Sesc Pompéia; Catarse; Casa de Francisca; Virada Cultural de São Paulo; Projeto Viva Vila, dentre outros. Em 2011, aprovou o projeto de circulação pelo Edital Vivaldo Ladislau (Funceb), realizando seu show por cidades do interior da Bahia. Apresentou-se também em projetos como Natal Remix (BA), Festival Lado BA (BA) e Zona Mundi (BA), Festival Estação Catraca Livre (SP), Prêmio Brasil Criativo (SP), Festival Latitudes latinas(BA), Mostra Sesc (BA) etc.

Nos últimos três anos realizou turnês europeias, apresentando-se pela França, Alemanha, Rússia, Estônia, Irlanda, Reino Unido, Grécia, Bélgica, Espanha, Áustria e Dinamarca. Concomitante ao seu trabalho, acompanha o cantor e compositor Chico César em shows pelo país, como também pela Europa e América Latina, participando de projetos como Conexão Latina (SP), Grand Mix du Brésil (FR), AnjosTortos (DF/RJ), Conexão Vivo (MG/BA), dentre outros. No presente ano apresentou-se em dois importantes festivais de acordeom pelo mundo: 'Accordions Around the World', em Nova Iorque, e no 'Akkorden Festival Wien', em Viena.