Notícias

Aniversário

Livraria A União celebra um ano de fundação

publicado: 02/02/2024 09h24, última modificação: 02/02/2024 09h24
Em João Pessoa, a “Casa da Literatura Paraibana” já se estabeleceu como um ponto de cultura com um catálogo diversificado de obras
1 | 4
Localizada nas dependências do Espaço Cultural José Lins do Rego, a livraria realizou, ao longo do seu primeiro ano, 28 lançamentos com sessões de autógrafos e seis edições do projeto ‘Roda de Conversas’ - Foto: Evandro Pereira
2 | 4
Autoridades e gestores na inauguração da livraria - Foto: Ortilo Antônio
3 | 4
Acervo estimado é de 600 títulos, entre obras da Editora A União e de outras editoras do Brasil - Foto: Ortilo Antônio
4 | 4
Vários escritores e escritoras do estado e do país realizaram sessões de autógrafos, como Valeska Asfora, autora de ‘Anayde Beiriz – A última confidência’ - Foto: Ortilo Antônio
Livraria A Uniao - Evandro Pereira OK.jpg
INAGURAÇÃO DA LIVRARIA A UNIÃO-F-ORTILO ANTÔNIO (83).jpg
INAGURAÇÃO DA LIVRARIA A UNIÃO-F-ORTILO ANTÔNIO (370).jpg
RODA DE COVERSAS NA LIVRARIA A UNIÃO-F-ORTILO A (94).jpg

por Guilherme Cabral*

A Livraria A União Poeta Juca Pontes, da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), instalada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, está comemorando, hoje, um ano de existência e há motivos para festejar. “Ao longo desse período, a livraria realizou 28 lançamentos de livros, com sessões de autógrafos, e seis edições do projeto Roda de Conversas”, disse o gerente do estabelecimento, Eduardo Augusto. Ele informou que, para celebrar a data, está sendo oferecida a promoção “Estourou, ganhou”, que consiste em balões com diversos descontos, de 15% a 25%, para quem comprar livros da Editora A União. Já para quem adquirir obras de outras editoras, também haverá balões, mas que darão direito ao recebimento de brindes. Além disso, vão receber um cupom para participar de sorteio de 15 assinaturas trimestrais do jornal A União, cujo sorteio será realizado no próximo dia 16.

Apesar de inaugurada há apenas 12 meses, com o intuito de enfatizar a literatura paraibana, bem como fomentar o mercado livreiro nacional, a loja – também conhecida como a “Casa da Literatura Paraibana” – já se transformou num ponto de cultura, conforme ressaltaram a diretora-presidente e o diretor de Mídia Impressa da EPC, Naná Garcez e William Costa, respectivamente.

“É fantástico ter uma livraria de uma editora que é tradicional, mas que também oferece obras de qualidade dos escritores paraibanos e de outras localidades. Há uma grande variedade de gêneros literários, de temas e estilos, como infantis, de caráter acadêmico e crônicas. É um espaço garantido para os autores comercializarem suas obras”, explicou Naná Garcez. “Nós ganhamos por ter a Livraria A União se transformado num ponto de cultura, onde ocorrem eventos, como rodas de conversas. É importante destacar que a atual gestão do Governo do Estado apoia a cultura, em suas mais variadas manifestações, como também apoia a Livraria A União”, disse a diretora-presidente da EPC.

Para William Costa, um dos marcos da Empresa Paraibana de Comunicação foi a criação e inauguração da livraria, que não é apenas um ponto de venda de livros, mas de encontro dos escritores e escritoras, editores e editoras, autores e autoras entre si e, principalmente, de autores e autoras com as pessoas que os leem. “Todo esse universo está relacionado à literatura, aos críticos, estudiosos da literatura, historiadores e não é só comercializar, mas estar em evidência a linguagem, os gêneros e a vida, que é tão representada na sua diversidade pela literatura, que acaba resplandecendo no âmbito de uma livraria, aproximando mais a produção editorial da EPC com a sociedade paraibana, mas também traz produção editorial do Brasil inteiro, numa grande vitrine, com curadoria que prioriza a qualidade editorial, não importando o gênero”, afirmou o diretor de Mídia Impressa da EPC.

Catálogo eclético

Eduardo Augusto apontou que o acervo da Livraria A União é estimado em 600 títulos à disposição dos visitantes. O estabelecimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; e aos sábados, das 9h às 14h. O leitor poderá optar também pelo acesso virtual (livrariaauniao.pb.gov.br/epc_livraria/loja).

A livraria se dedicou não apenas a realização dos lançamentos de escritores publicados por meio da própria Editora A União, como também obras de editoras de outros estados. “Trabalhamos em parceria com outras editoras nacionais privadas, como a Todavia, Estação Liberdade e Aleph. Temos para oferecer aos clientes um catálogo eclético de livros, que inclui, por exemplo, conteúdo histórico, ficção científica, crônica, poesia, conto, biografia, literatura infantil, revistas, economia política, crítica de cinema, jornalismo, educação, crítica literária e relações internacionais”, disse o gerente.

RODA DE COVERSAS NA LIVRARIA A UNIÃO-F-ORTILO A (94).jpg
Vários escritores e escritoras do estado e do país realizaram sessões de autógrafos, como Valeska Asfora, autora de ‘Anayde Beiriz – A última confidência’ - Foto: Ortilo Antônio

Outra iniciativa importante apontada por Eduardo Augusto foi a da livraria estar presente em diversos eventos, que o próprio estabelecimento promoveu em outras cidades ou realizados por outras entidades. “Participamos da Festa Literária de Boqueirão, como também estivemos em municípios como Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Sousa. Foi muito positivo, porque a interiorização da cultura e da literatura paraibana é uma marca da EPC e da livraria, com o objetivo de divulgar os autores e atrair mais público para conhecer o que o espaço tem a oferecer. Tivemos uma adesão muito grande dos autores e dos clientes para a Livraria A União, que era um sonho que Naná Garcez tinha. Ela convidou a mim e a William Costa e aceitamos esse desafio. Agora, a meta para 2024 é dobrar a quantidade de eventos para fortalecer ainda mais a livraria”.

Há também uma preocupação e busca em personalizar a realização de eventos que acontecem na loja física. “Em lançamento de livro infantil, já distribuímos doces e pipoca. Outro exemplo foi no lançamento do livro-reportagem de cunho biográfico Maestro Chiquito: o metalúrgico dos sons, de Adeildo Vieira e que leva o selo da Editora A União. Foi um grande momento, pois, na ocasião, Chiquito regeu a Orquestra Metalúrgica Filipeia, e houve apresentação da Orquestra da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa, da qual o protagonista da obra é arranjador”, comentou o gerente.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 02 de fevereiro de 2024.