Notícias

Livraria itinerante do Sebo Cultural estreia no Salão de Artesanato da PB

publicado: 18/01/2017 00h05, última modificação: 18/01/2017 07h24
sebo.jpg

O projeto idealizado pelo Sebo Cultural é intitulado “O livro até você” e irá oferecer ao público a compra de obras a preços promocionais - Foto: Divulgação

tags: o sebo cultural , salão de artesanato da paraíba , o livro até você , livraria itinerante


Guilherme Cabral

Após dois anos de gestação, ganhou forma um projeto cujo principal objetivo é fomentar o hábito da leitura. Denominado de “O livro até você”, trata-se de um caminhão cuja carroceria foi especialmente adaptada para comportar estantes contendo obras de vários gêneros. A iniciativa é do proprietário de O Sebo Cultural, Heriberto Coelho, que irá usar o automóvel pela primeira vez - ainda em caráter experimental - durante a 24ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba, evento promovido pelo Governo do Estado cuja abertura acontece hoje, às 19h, e se estenderá até o dia 29 deste mês de janeiro, no Espaço Cultural. Na ocasião, ele espera oferecer ao público quatro mil obras, ao preço promocional único de R$ 5.

“Apresentei a ideia de levar o veículo para o Salão de Artesanato da Paraíba, que este ano tem o tema “Raiz cultural de um povo”, e a diretoria do Espaço Cultural a achou fantástica. O caminhão está muito bonito e o adquiri com recursos próprios para O Sebo Cultural. O automóvel, um Kia modelo Bongo 2016, vai permanecer no local enquanto durar o evento, que poderá ser visitado das 16h às 22h”, disse Heriberto Coelho para o jornal A União. Ele antecipou que o automóvel ficará estacionado próximo à recepção, junto a cadeiras e mesas para que as pessoas se sintam mais à vontade para apreciarem os livros que vierem a adquirir. O empreendedor garantiu que as obras a serem expostas abrangem todos os gêneros literários, a exemplo de poesia, romance e, inclusive, os da área técnica.

Além de ser o autor da ideia, Heriberto disse que ele mesmo, por ser engenheiro, foi quem elaborou e realizou o projeto, em algumas etapas. Para tanto, ele adquiriu o caminhão em julho de 2016. Pouco tempo depois, em agosto, já tinha a maquete inicial. Em setembro, ocorreu a confecção do baú, em uma oficina instalada em João Pessoa. Depois, em outra empresa, uma metalúrgica, no mês de outubro, encomendou a produção das prateleiras, armários e a coberta.

O proprietário de O Sebo Cultural também antecipou que, depois desta primeira experiência no Salão de Artesanato, pretende levar o caminhão para outros eventos que venham a acontecer em João Pessoa. Um dos próximos locais poderá ser a Feirinha de Tambaú, situada na orla da capital. E, inclusive, admitiu não descartar a hipótese de viajar com o automóvel para o interior, caso seja solicitado a participar de ações patrocinadas, por exemplo, por prefeituras municipais. Por isso, Heriberto considera seu projeto “uma caravana literária que circulará pelos principais pontos culturais da Paraíba”. 

A iniciativa do proprietário de O Sebo Cultural já foi bem recebida pelo secretário da Cultura da Paraíba, o poeta Lau Siqueira. No último dia três de janeiro, o gestor postou o seguinte, nas redes sociais: “Sou fã de Heriberto Coelho. Um engenheiro civil que enveredou com sucesso pela área do livro e hoje possui um dos maiores, talvez o maior sebo do Brasil. Dizem que é um dos maiores da América Latina. Estive lá hoje buscando alguns títulos raros. O movimento, o número de funcionários... O bom atendimento. Tudo me impressionou. Me impressionou mais ainda a unidade móvel que estava sendo montada no estacionamento. Parabéns, Heriberto e equipe”.