Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Livro sobre Câmara Cascudo em HQ será lançado neste sábado (9)

Notícias

Livro sobre Câmara Cascudo em HQ será lançado neste sábado (9)

por publicado: 08/12/2017 17h05 última modificação: 08/12/2017 17h26
Divulgação O escritor Jairo Cezar é autor das obras  escrito no ônibus, Rapunzel e outros poemas da infância e Augusto dos Anjos em hq

O escritor Jairo Cezar é autor das obras escrito no ônibus, Rapunzel e outros poemas da infância e Augusto dos Anjos em hq


Linaldo Guedes

Luís da Câmara Cascudo é considerado um dos maiores folcloristas brasileiro de todos os tempos. É dele, por exemplo, o 'Dicionário do Folclore Brasileiro', lançado em 1952 e já com sucessivas edições ao longo das últimas décadas. Sua vida e sua história estão contadas, agora, de forma didática, em 'Câmara Cascudo em Quadrinhos', mais um livro da Coleção Primeira Leitura, da Editora Patmos. O lançamento da obra, com roteiro de Jairo Cézar, será neste sábado (9) na Biblioteca Juarez da Gama Batista, do Espaço Cultural José Lins do Rego, às 17h. A obra será vendida ao preço de R$ 30,00 (a vista) e R$ 32,00 (débito ou crédito).

Segundo Jairo Cézar, a Coleção Primeira Leitura é um projeto de grande importância para que as pessoas, sobretudo os mais jovens, conheçam um pouco da história de pessoas que foram fundamentais na construção do estado e do país. “Além disso, movimenta a economia, dando oportunidade a roteiristas e ilustradores. O Câmara Cascudo é o meu quarto trabalho para essa coleção”, informa.

Criada pelo saudoso Carlos Roberto de Oliveira, a Coleção Primeira Leitura, num primeiro momento, só trazia quadrinhos com personalidades paraibanas, como Augusto dos Anjos, João Pessoa, entre outros. Agora, em nova etapa do projeto, a editora resolveu expandir para outros estados do Nordeste, como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

O livro traz, em 34 páginas, os principais acontecimentos do professor Câmara Cascudo. “Cascudinho, como era tratado pelos mais íntimos, foi um pesquisador das manifestações culturais mais genuínas acontecidas no país”, destaca Jairo Cézar. De fato. Nascido em Natal, Luís da Câmara Cascudo foi um historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro. Passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. Foi professor da Faculdade de Direito de Natal, hoje Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo Instituto de Antropologia leva seu nome. Pesquisador das manifestações culturais brasileiras, deixou uma extensa obra, inclusive o 'Dicionário do Folclore Brasileiro' (1952).

Entre seus muitos títulos destacam-se: 'Alma patrícia' (1921), obra de estreia, e 'Contos tradicionais do Brasil' (1946). Estudioso do período das invasões holandesas, publicou 'Geografia do Brasil holandês' (1956). Suas memórias, 'O tempo e eu' (1971), foram editadas postumamente. Quase chegou a ser demitido de sua posição como professor por estudar figuras folclóricas como o lobisomem. Nascido em 1898, morreu em 1986.

O livro que será lançado neste sábado contém 34 páginas ilustradas, contando toda a trajetória do professor e pesquisador potiguar. Ilustrada por Lelo Alves, a obra terá, em seu lançamento, participação especial do Grupo Contação da Rua, que fará uma apresentação musical e teatral.

Jairo Cézar é natural de João Pessoa (PB), mas radicado em Sapé desde os primeiros dias de vida. É escritor, poeta, professor, e roteirista de quadrinhos. Suas principais obras são: 'Escrito no ônibus' (2007); 'Rapunzel e Outros Poemas da Infância' (2012); 'Augusto dos Anjos em Quadrinhos' (2014), 'O Peso das Gotas' (2016).

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41