Livro sobre história da gestão do SUS na PB é lançado em Conferência

publicado: 11/10/2017 17h41, última modificação: 11/10/2017 17h52
RicardoPuppe_Vigilancia Saúde_92u32 (1).JPG

O livro traz textos de autores que contam a história da implantação do SUS na Paraíba - Foto: Ricardo Puppe

tags: livro , lançamento , conferência , agentes de saúde , Fibras Naturais: etnobiologia e sustentabilidade , história

Foi lançado nessa terça-feira (10), no encerramento do primeiro dia da Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, no Espaço Cultural, em João Pessoa, o livro “Gestão do SUS na Paraíba”. Escrito por profissionais que fazem parte da gestão do SUS no estado, o livro fala sobre a experiência do Curso de Qualificação de Gestores na Paraíba, e busca produzir conhecimento a partir da experiência prática. A obra é uma publicação da Editora FioCruz. Além dos participantes da conferência, estiveram presentes no lançamento a secretária de Estado da Saúde, Cláudia Veras e a secretária executiva de Saúde do Estado, Maura Sobreira.

Um dos organizadores do livro, o colaborador do Centro de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB) e doutor em Educação pelo PPGE/UFPB, Volmir Brutscher, explicou que a publicação foi organizada em quatro partes: Gestão do SUS na Paraíba; Redes de Atenção à Saúde; Qualificação dos Gestores do SUS e Apoio Institucional – Relatos de experiências de tutores, gestores e estudantes. “Esse é um momento de celebração pelo lançamento de um projeto tão bacana. O livro traz textos de autores que contam a história da implantação do SUS na Paraíba de uma maneira que na minha avaliação não estava escrita ainda. Foi um processo longo e delicado de confecção, porém hoje estou muito contente por ter conseguido realizar todo esse processo e chegar nesse momento”, disse.

A publicação é voltada para trabalhadores e gestores do SUS, além de estudantes da área da saúde em geral. Maura Sobreira explicou que o processo de experiências contado no livro contribuiu para o fortalecimento da regionalização na Paraíba. “O livro traz um conjunto de experiências que foram produzidas a partir da implantação do Apoio Institucional como uma ferramenta da educação permanente e veio a fortalecer os processos de regionalização no estado. Os capítulos foram produzidos por gestores, por apoiadores institucionais que participaram desse processo de formação e fortalecimento da regionalização, a partir do Curso de Qualificação de Gestores, mais uma parceria de sucesso com a FioCruz”, explicou.

Já a secretária de Saúde da Paraíba, Cláudia Veras, ressaltou a importância da divulgação do trabalho realizado pelo Governo do Estado e do resgate histórico que a publicação traz. “A publicação desse livro é muito interessante porque nos dá oportunidade inclusive de divulgar um trabalho fruto de um curso de especialização que foi feito no e para o processo de trabalho no apoio institucional, utilizando logicamente a ferramenta da educação permanente em saúde. A publicação nos possibilita resgatar historicamente o processo da gestão do SUS na Paraíba, especialmente de 2011 para cá, como também um resgate histórico anterior a esse período. É uma alegria e nos honra profundamente poder fazer parte dessa publicação, que tem a participação não só dos alunos, mas de professores da UFPB que são sanitaristas e participaram da gestão em outros momentos”, observou.