Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Lu Maia abre hoje exposição “Conventinho, luz e sombra da história”

Notícias

Lu Maia abre hoje exposição “Conventinho, luz e sombra da história”

por publicado: 07/04/2016 00h05 última modificação: 06/04/2016 18h09
Exibir carrossel de imagens Walter Rafael/Secom-PB Lu Maia registrou a arquitetura e a paisagem do Conventinho a partir de diferentes ângulos

Lu Maia registrou a arquitetura e a paisagem do Conventinho a partir de diferentes ângulos


Lucas Silva
- Especial para A União

Dando início à programação diversificada que o Centro Cultural Espaço Mundo reservou para o público esta semana, a artista visual e paraibana Lu Maia abre o leque de atividades com a exposição “Conventinho, luz e sombra da história”, hoje. O público que for contemplar suas fotografias irá se deparar com 12 imagens que captam a beleza das formas desenhadas com luz e sombra. A abertura oficial, além de contar com a presença da artista, acontece às 20h e possui entrada gratuita ao público.

A atividade faz parte também da programação de comemoração dos 7 anos do Espaço Mundo, que teve início na última sexta-feira, 1, mas segue até o fim desse mês.
“Serão 12 fotografias 50x60 que irão compor o espaço expositor. Uma curiosidade sobre as minhas imagens é que elas foram registradas durante 2005 até 2010 e eu fui guardando-as para agora me dedicar a essa arte tão bela”, disse Lu Maia.

Partindo da premissa da captação da beleza das formas desenhadas com luz e sombra no Convento de São Frei Pedro Gonçalves, ou como a artista prefere chamar de lugar misterioso, o local possui uma sedutora atmosfera e história, revelando poeticamente seus diversos pavimentos, janelas, telhas francesas, azulejos e cerâmicas, ladrilhos, esquadrias e escadas de alvenaria e madeira.

Sendo parte integrante do conjunto arquitetônico da cidade, sua atual edificação data de 1843, no entanto, a igreja já é citada em 1692 em um documento dos beneditinos atribuído ao Capitão Piloto Manoel Francisco Granjeiro.

Lu Maia registrou a arquitetura e a paisagem do Conventinho a partir de diferentes ângulos“Captar a beleza desse lugar foi um empolgante desafio. Em algumas das minhas visitas, fotografei por alguns anos o Convento de São Frei Pedro Gonçalves e isso me proporcionou imagens que só a luz, artificial ou natural, revelaram-me poeticamente”, comentou Lu Maia quando perguntada sobre como ela fez para obter o resultado das fotografias expostas.

Ainda em entrevista a artista visual disse que, espera despertar interesse nas pessoas e dar dignidade a aquele espaço histórico que faz parte da arquitetura da cidade. Para construção das fotografias e o processo de organização do projeto, Lu Maia teve ajuda da ex-coordenadora do Centro Histórico Maria Gonzalez.

Um novidade sobre Lu Maia é que para este ano a artista está em busca de editais e fazendo contato com galerias fora da Paraíba e do Brasil para expor seus trabalhos. “Tenho muitas fotografias maravilhosas que estão paradas e quero mostrar meu lado artístico para o mundo”, ressaltou Lu Maia.

Durante sua carreia no universo das artes visuais, Lu Maia já expôs em coletivas e foi premiada três vezes em concurso do Sesc. Já teve a oportunidade também de expor no Centro de Convenções, Sesc Cabo Branco, Fundação da Cultura do Piauí e fez uma exposição individual em 2012 retratando seu próprio corpo em fragmentos.

registrado em: , ,

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06