Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Mãe de jovem que faleceu por câncer relata luta do filho em livro que será lançado hoje

Notícias

Mãe de jovem que faleceu por câncer relata luta do filho em livro que será lançado hoje

por publicado: 23/03/2017 00h05 última modificação: 23/03/2017 08h36
Divulgação A enfermeira Gerlane Carvalho escreveu a obra em parceria com o filho Fellipe, que faleceu aos 23 anos de idade

A enfermeira Gerlane Carvalho escreveu a obra em parceria com o filho Fellipe, que faleceu aos 23 anos de idade


Rodolfo Amorim - Especial para A União

“Não é um livro de dor e tristeza, mas da realização de um sonho, com certeza ele está muito feliz onde estiver” disse Gerlane Carvalho, mãe que escreveu, juntamente com seu filho, Fellipe Carvalho, o livro “O Quarto Azul”. Os relatos foram escritos durante o período em que ele fazia um tratamento contra o câncer raro, o Tumor de Askin. O lançamento acontece hoje, na Fundação Casa de José Américo, em Cabo Branco, às 19h. Para atender a outro pedido do filho, todo o dinheiro arrecadado com a venda dos exemplares será revertido para a Associação Donos do Amanhã, uma instituição filantrópica que ampara crianças com câncer e seus familiares.

Fellipe Carvalho foi diagnosticado com câncer aos 16 anos e morreu aos 23 anos de idade, e desde o início da descoberta, pensou em descrever o que estava vivendo, como era o seu processo de tratamento e o seu cotidiano, assim como os momentos de fé que vivia no quarto do Hospital Napoleão Laureano, em João pessoa. Ele quis que a mãe também participasse do livro. Numa parte, ele compartilha toda sua trajetória, e na outra, a mãe relata o sentimento e a vivência da família durante os sete anos em que estiveram nessa luta. Além disso, ele costumava pensar, lembrou a mãe, nas pessoas que não têm acesso a tratamentos, e tinha como objetivo principal ajudar o próximo.

O título do livro “O Quarto Azul” se deu após um momento de oração em que Fellipe teve com um amigo, e através disso, passou por uma experiência com Deus e com Nossa Senhora, onde contou à mãe que teve um pensamento forte de que estaria num quarto todo azul. “Este momento é também um dos mais fortes do livro, onde a experiência da fé é de extrema importância para superar as barreiras e sustentar o corpo e a alma”, contou, emocionada, a mãe.

Gerlane descreve dois sentimentos opostos nesse momento, um de tristeza, por não ter mais o filho presente fisicamente, e por esse desejo de estar sendo realizado após o falecimento de Fellipe. O outro sentimento é de alegria, pois sabe que está realizando o sonho dele e perpetuando sua bela história e filosofia de vida. A mãe também contou que está bastante entusiasmada para ajudar a Associação. “Estou ansiosa para poder ajudar a Donos do Amanhã e realizar mais esse desejo dele”, expressou.

“Ele não achava que nada estava perdido, procurou sempre aproveitar cada momento da melhor forma” lembrou a mãe, enquanto falava dos momentos em que o acompanhava no hospital, na companhia do pai, o professor de educação física, Eduardo Oliveira.

O evento que vai lançar o livro pretende ser breve e simples, além de amigos e familiares, estarão alguns médicos que participaram, efetivamente, da vida de Fellipe. Mas o lançamento é aberto ao público. Gerlane e a família têm preparado tudo com muito carinho, sempre com a lembrança de entusiasmo que ele deixou. “Mesmo tanto tempo após a morte dele, exatamente seis anos, sinto que estava devendo isso ao meu filho, e quando nós lembramos dele, pensamos nos momentos de força, pois era ele quem nos dava força para continuar lutando”, concluiu emocionada, mas feliz.

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06