Beatriz de Alcântara
Especial para A União*
Conexão entre músicos de Israel, Noruega e Brasil mostra interculturalidade com muito jazz
A conexão Brasil-Noruega-Israel chega hoje a João Pessoa para apresentar a interculturalidade dos países através do Jazz do Moraes Mathisen Zimring Trio. As composições do grupo são frutos das vivências e das influências individuais de cada um que se cruza através das notas e arranjos musicais. O resultado disso são músicas inéditas como Labirinto, Rabbagast e Final Destination, que podem ser conferidas às 21h no Café da Usina com ingressos no valor de R$20 no local.
O trio foi oficialmente formado há cerca de três meses para as apresentações do último fim de semana no Festival Bossa & Jazz, em Pipa, no Rio Grande do Norte. Os integrantes são Gabriel Moraes, Per Mathisen e Utsi Zimring. O contato foi feito inicialmente por Per, como conta Gabriel: “Ele viu um vídeo meu tocando na internet, mandou uma mensagem e a gente trocou mensagens pelo Facebook. Começamos a conversar sobre a possibilidade de tocar, a gente se juntou pra tocar e fez um primeiro show em Linz, na Áustria, com outro baterista”. Após o convite para o Bossa & Jazz, Per Mathisen e Gabriel decidiram “se juntar novamente pra tocar e convidamos Utsi pra poder fazer esse som com a gente”, explica Gabriel Moraes.
Gabriel é a brasilidade do grupo através da guitarra e do sangue paraibano. Formado pela Anton Bruckner Universität em Linz, na Áustria, o músico foi orientado por nomes como o pianista Dejan Pecenko e o grande guitarrista de Jazz e Fusion, Peter O’ Mara. E além da orientação, Gabriel também já tocou com grandes personalidades do Jazz e da música brasileira, dentre eles o paraibano Chico César, Phil DeGreg, Mark Rapp, Jeff Boudreaux, Maestro Duda, Kiko Freitas, Pascoal Meirelles, Vinícius Dorin, Paulo Braga, entre outros.É com Per Mathisen e seu baixo elétrico que surge o toque norueguês das composições do trio. Nascido em Sandefjord, na Noruega, se formou musicalmente pelo Trondheim Jazz Conservatório na Noruega e pela Berklee College of Music em Boston, nos Estados Unidos. Já se apresentou em 35 países em todo o mundo com alguns dos músicos mais famosos do planeta. Per, também conhecido como bandleader, é um dos músicos mais procurados da Noruega e da Áustria. Em seu país natal, ele é muitas vezes aludido à Jaco Pastorius no baixo elétrico e Niels Henning Ørsted Pedersen no contrabaixo acústico. O músico já tocou com alguns notáveis, como Giraldo Piloto Barreto, Mike Stern, Jojo Mayer, Maria João, Walfredo de los Reyes Jr, Gergo Borlai, Bill Evans, Maria Schneider e outros.
Utsi Zimring é baterista e traz a personalidade israelense para selar a conexão do grupo. Tocando bateria desde os sete anos, ao longo de sua carreira já dividiu palcos e estúdios com artistas feito Mike Stern, Miles Davis, Jaco Pastorius e Michael Brecker. Além disso, também foi vencedor do Grammy 2011 com David Kikoski (Roy Haynes), Gary Husband (Allan Holdsworth, John McLaughlin, Billy). E estes são só alguns nomes, pois Utsi coleciona muitos outros em parcerias que renderam mais de 120 CDs gravados.SERVIÇO
- Evento: Show Moraes Mathisen Zimring Trio
- Data: 20/8 (hoje).
- Hora: 21h
- Local: Usina Cultura Energisa: R. João Bernardo de Albuquerque, 243 - Tambiá, João Pessoa.
- Ingressos: R$20
*publicada originalmente na edição impressa de 20 de agosto de 2019