Notícias

Mostra ‘Sob & Por’ em cartaz na capital

publicado: 23/10/2017 20h05, última modificação: 23/10/2017 20h13
2.jpg

Natural de Catolé do Rocha, radicado em João Pessoa, Josenildo Suassuna se destaca pelo traço leve e o uso de cores vibrantes - Foto: Júlio César

tags: josenildo suassuna , sob & por , unipe


Guilherme Cabral

O artista plástico paraibano Josenildo Suassuna está expondo pela primeira vez no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). A individual, em estilo Naïf e cujo título é 'Sob & Por', é formada por cerca de 19 obras - elaboradas em diferentes materiais - e podem ser vistas até 23 de novembro, de segunda a sexta-feira, no hall do Centro de Informação instalado na sede da instituição, que se localiza na capital. A mostra retrata as diversidades cultural, regional, geográfica, da fauna e da flora do Brasil em trabalhos criados em acrílica sobre tela ou em pastel sobre suporte de madeira e papel.

A individual é mais uma iniciativa do Programa de Responsabilidade Cultural do Unipê. “O convite para realizar essa exposição eu recebi da Zezita Matos (funcionária da instituição e atriz). Gostei muito, pois minhas obras podem ser vistas num espaço diferente, para um público que inclui os próprios alunos como, também, quem estiver visitando a universidade”, confessou Josenildo Suassuna para o jornal A União. A mostra, aberta nessa segunda-feira (23), é a mesma que ele apresentou, por meio de seleção em edital, no último mês de setembro, na unidade do Serviço Social do Comércio, localizada no Bairro do Cabo Branco, na capital, dentro do Projeto ExpoSesc.

“Os temas retratam a diversidade cultural do Brasil, que também inclui as regional, geográfica, além da fauna e flora. A intenção não é reproduzir a realidade, mas representar uma interpretação artística e técnica do processo de elaboração da percepção do tema. Quero remeter à reflexão de que, na pintura, sempre há algo a ser acrescentado na obra”, disse, ainda, para A União, o artista plástico Josenildo Suassuna, referindo-se à individual 'Sob & Por'. A propósito desse título da mostra, a ideia que deseja transmitir é a possibilidade da construção de uma obra de arte. Ele acrescentou que, ao menos por enquanto, não tem projeto futuro definido, mas garantiu que seu objetivo é continuar produzindo seus trabalhos, até que novas exposições possam ser realizadas.

Radicado na cidade de João Pessoa desde 1984, Josenildo Suassuna é natural do município de Catolé do Rocha, localizado na Região do Sertão da Paraíba. A carreira como artista plástico ele iniciou, de maneira autodidata, quatro anos após se estabelecer na capital do estado. E ele não demorou para se destacar como um dos expressivos nomes da pintura. Em 2002, ele ganhou o prêmio Revelação na Bienal Nacional de Arte Naïf, evento que aconteceu no Serviço Social do Comércio localizado na cidade de Piracicaba, no estado de São Paulo. Em 2007, recebeu convite para participar da exposição intitulada Descobrindo o Brasil Naïf, que ocorreu em Brasília, no Distrito Federal. Ao longo dos anos, além da capital paraibana, Josenildo já realizou exposições de suas obras em Campina Grande, São Paulo e Rio de Janeiro. E, em âmbito internacional, em Portugal.